Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 14/05/2018
Quando somos questionados sobre o que é liderança, a primeira coisa que vem em nossa mente é que um líder é alguém capaz de motivar a equipe que gerencia. Alguém que está sempre a frente, pronto para servir de exemplo e também influenciar de maneira positiva seus funcionários.
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Muito além disso, ser líder também é compartilhar a visão, dar direção, planejar o futuro, traçar estratégias e engajar a equipe para que a mesma tenha motivação de se comprometer com as metas e valores da empresa.
O que muitas vezes deixamos de perceber é que a liderança não é somente o líder, e sim o conjunto de:
Esses três fatores irão influenciar o tipo de liderança. Para isso, é preciso conhecer os três estilos de líderes:
Qual liderança seguir?
Nenhum líder deve ser 100% democrático, liberal ou autocrático. É necessário um equilíbrio inteligente para dosar quem ser e quando ser.
A diferença entre uma boa liderança e uma má é que a primeira sabe exatamente quando envolver, delegar, dar liberdade e/ou impor.
Se um líder é liberal, por exemplo, isso não significa que ele não possa ser autocrático em algum momento e tomar decisões rápidas em situações emergenciais. Ou optar pela democracia para atingir resultados.
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O que manda no estilo da liderança é a maturidade do gestor, equipe e as características da situação. Além disso, é imprescindível que o líder saiba mesclar liderança e atitude de gerenciamento.
A liderança situacional
O estilo de liderar tem que ser de acordo com a maturidade da equipe e do contexto. Quando uma equipe não é madura, tem-se a necessidade de ser mais autocrático, delegar tarefas e analisar de perto.
Agora, se a equipe possuir maturidade suficiente, o líder deve ser mais liberal, dar autonomia, pois a mesma já tem condições de tomar decisões inteligentes e encontrar soluções para possíveis crises/emergências. Caso contrário, essa delegação de tarefas e imposição de ordens pode gerar desmotivação e acabar com o bom ambiente no trabalho.
Atitude de gerenciamento
Os líderes precisam ter atitudes de liderança e também atitudes de gerenciamento. Liderança relaciona-se com traçar estratégias, inspirar, motivar, engajar as pessoas para que busquem resultados comuns. Gerenciamento é a atitude de operacionalização das estratégias traçadas, refere-se a acompanhar e controlar o desempenho e os resultados da equipe.
Focada no presente, esse tipo de atitude vai surgir quando o líder estiver no controle. Dessa maneira, ele deverá acompanhar e analisar de perto os resultados sendo alcançados. Essa proximidade pode gerar certo desconforto se a equipe não estiver preparada para receber ordens, agir rapidamente e apresentar análises/resultados satisfatórios.
É por isso que o líder precisa ter inteligência emocional. Desse modo, conhecerá seus funcionários e saberá exatamente como, quando e qual tipo de liderança assumir.
É hora de liderar!
Agora que você já conhece os tipos de líderes, é hora de rever se a sua liderança está de acordo com os seus objetivos, valores da empresa que gerencia, metas esperadas e perfil dos funcionários que nela trabalham.
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Não é uma tarefa fácil saber qual tipo de líder ser e em qual momento, mas através de treinamentos, processo de Coaching, e, é claro, experiência, é possível desenvolver habilidades para aprender a liderar de acordo com os funcionários e as diversas situações que podem surgir no mundo corporativo.
Afinal, é uma boa gestão que mantém a equipe motivada e inspirada a trazer novas ideias, executar tarefas com excelência, fornecer um atendimento de qualidade e também criar um bom ambiente no local de trabalho.