Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 02/01/2017
Parece que todo ano é a mesma coisa… chega dezembro e começamos a pensar nas mudanças que queremos para o próximo ano. Fazemos nossas “promessas”, pedidos. Nessa época, estamos alimentados de esperança, movidos por uma energia de mudança, um ciclo está finalizando e outro está começando. Isso tudo é realmente um solo fértil para que mudanças aconteçam. No entanto, nem sempre todas as nossas expectativas para o ano novo se concretizam, muitas vezes observamos as promessas se repetindo ano a ano. Como efetivar de fato as promessas de final de ano?
Por todos os motivos citados, a época é favorável para a implementação de mudanças, entretanto, solo fértil não é suficiente para que nasçam novos frutos. É necessário plantar sementes e cultivá-las.
Ou seja, expectativas e sonhos só se transformam em resultados quando saem do campo dos desejos e alcançam o campo das ações. Parece óbvio, mas são nossas ações que de fato concretizam as promessas.
O que fazer
Portanto, para que o ano de 2017 seja um ano produtivo e realizador para você, vamos avaliar que ações você precisará ter para alcançar os resultados que deseja? Primeiramente, escreva num papel que objetivos você quer alcançar, nesse ano. Escreva objetivos que sejam SMART (Specif – específicos; Measurable – mensuráveis; Achievable – possíveis; Realistic – realistas; e Timed temporizados), ou seja, precisam ser desafiadores mas realizáveis. Distribua-os, conforme o prazo que você quer alcançá-los, ao longo do ano.
Agora, liste para cada objetivo o que você precisa FAZER para conseguir alcançar cada um desses objetivos. Liste detalhadamente cada ação necessária, desde as mais simples até as mais complexas. Agora avalie cada uma dessas ações:
- Elas dependem de mais alguém além de você?
- Caso sim, como você conseguirá o apoio de terceiros?
- Qual o grau de dificuldade de cada ação?
- Quais os principais fatores que podem dificultar ou impedir que você realize tais ações?
Essa análise é essencial para que você não caia na armadilha de não concretizar as ações porque algo inesperado aconteceu. Não conseguimos prever o futuro, mas conseguimos antecipar a maioria dos fatores dificultadores, principalmente aqueles que se relacionam com suas fragilidades pessoais. Caso esteja difícil identificar essas fraquezas, avalie o que atrapalhou suas ações no ano anterior, o que você poderia ter feito diferente para que tivesse obtido os resultados esperados?
+ Como reconhecer seus pontos fortes e fracos
Estruturando seu plano
Agora, estruture esse plano de ação num papel, numa cartolina, no celular ou no computador, conforme seja mais adequado para você. É essencial que você o consulte com frequência, para que o seu foco seja mantido.
Falta de foco… um dos principais pontos fracos que nos desviam de nossos objetivos. Para desenvolver e fortalecer seu foco, acorde todos os dias e pense qual o seu objetivo para aquele dia. O que você quer conquistar nesse dia? Ao final de cada dia, avalie os seus resultados, comemore o que conseguiu conquistar ou avalie os motivos que o impediram de alcançar o que se propôs. Foco é uma competência que se desenvolve através do hábito. Crie o hábito de ter ações constantes de autoavaliação.
Além de tudo isso, acredite acima de tudo que você conseguirá ter os resultados esperados para 2017. Acreditar é o primeiro passo para que você tenha ações que o direcionam para o resultados.
Desejo um novo ano de muitas conquistas e realizações a todos, que possam manter-se focados em direção às suas metas e que transformem as promessas em resultados. Feliz 2017!