Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 01/03/2017
Dizem que depois do carnaval é que o ano realmente começa. Bom, que tal começar o ano avaliando as áreas da sua vida e buscando melhorar aquelas que estão insatisfatórias?
O post de hoje é para detalhar a Roda da Vida que apresentei no webinar Desafios do Universo Feminino. A Roda da Vida é uma ferramenta para avaliação da satisfação atual com cada área de nossa vida e que serve para nos impulsionar para ações de melhorias.
Muitas vezes estamos insatisfeitos com a vida em geral, mas não sabemos exatamente o que fazer para mudar ou o que melhorar.
A Roda da Vida contribui para o detalhamento e especificação do que exatamente não está bom. Mas ela só será eficaz se soubermos utilizá-la bem.
Vamos lá, em primeiro lugar, liste quais áreas fazem parte de sua vida, seguem alguns exemplos: saúde, relacionamento amoroso, família, amigos/vida social, profissional, financeira e espiritualidade. O próximo passo é fazer uma circunferência, com o número de divisões suficientes para englobar todas as áreas listadas, conforme a imagem a seguir:
Você pode utilizar essas mesmas divisões em sua Roda, o importante é que você contemple todas as áreas que fazem parte da sua vida. Após fazer a circunferência e dividi-la como “fatias” de pizza, faça a seguinte pergunta para cada área da Roda:
De 0 a 10, o quanto estou satisfeito com essa área da minha vida atualmente?
Observe que se trata de uma avaliação atual, ou seja, essa roda é dinâmica e certamente sofrerá alterações, ao longo do tempo.
Conforme a nota que você atribuir para cada área, você deve pintar cada fatia, considerando que o centro da Roda é 0 e a extremidade é 10, de acordo com a Roda exemplificada acima. Lembre-se de nomear cada fatia.
Ao pintar todas as fatias de acordo com a nota atribuída, olhe para sua roda e veja o que mais lhe chama a atenção. Faça algumas reflexões sobre a Roda:
A última pergunta é uma das mais importantes para a efetividade da Roda. A ferramenta é para facilitar o diagnóstico do seu estado atual, mas de nada adianta diagnosticar e não fazer nada para mudar. Portanto, trace no mínimo uma ação para cada área da Roda, pense em ações simples, que só dependam de você e que seja possível realizar logo.
Ao final de tudo, agende uma nova data para você realizar novamente a Roda e avaliar o que mudou. Sugiro um período de no mínimo 6 meses para refazer a ferramenta. Trata-se de um período suficiente para colocar as ações em prática e conquistar as mudanças desejadas.
Que tal colocar tudo isso em prática?