Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 13/04/2017
Formar uma equipe de alto performance a princípio pode não parecer uma tarefa fácil, mas torna-se cada vez mais necessária nos dias de hoje, pois não basta apresentar resultados, precisamos ir além disso, precisamos apresentar resultados além do esperado.
Para que uma equipe se torne de alto desempenho, o trabalho do líder é muito significativo, pois ele será o responsável por identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da equipe.
Para isso, é necessário mais uma vez focar no autoconhecimento. O líder precisa se conhecer, saber qual seu estilo de liderança e qual a liderança necessária para aquela equipe e para aquela situação.
Além do autoconhecimento, outros pontos são extremamente importantes. Vou falar brevemente sobre cada um deles:
Conhecimento da maturidade comportamental e técnica da equipe: o líder precisa saber qual o grau de maturidade de sua equipe tanto na parte técnica, quanto na parte comportamental, para saber o quanto ainda precisa orientá-la e em quais quesitos e o quanto pode deixá-la caminha sozinha.
Visão estratégica: cada intervenção que o líder faz tem impacto direto na equipe. Por exemplo, se sua atuação é ruim, o quanto ele estimula ou não o trabalho em equipe, se estimula a competitividade, ou seja, é necessário ter estratégia para enxergar o todo e o individual ao mesmo tempo.
Senso de propósito: para que um trabalho seja realizado com motivação e qualidade é imprescindível ter clareza do porquê de suas atividades e saber sua importância, tanto para a empresa como para a equipe, ou seja, entender qual a contribuição do seu esforço.
Flexibilidade: em toda equipe, seja ela no trabalho, nos esportes ou qualquer outro contexto, os membros precisam estar preparados para assumir os papéis uns dos outros e estarem abertos a mudanças, assim o desempenho será alto mesmo com mudanças nos cenários.
Comunicação aberta: a comunicação precisa ser clara e disponível entre todos os membros, não pode haver falhas ou subjetividade, é através da comunicação que todos caminharão ou não para a mesma direção.
Confiança e respeito: essa é a base para todas as relações humanas e não deve ser diferente em uma equipe, é necessário confiança e respeito para que você possa se expressar, mostrar suas ideias e contribuir com o outro.
Procedimentos eficientes: aqui estamos falando sobre o funcionamento dos processos, é preciso que este funcione bem em todas as etapas, que cada um saiba seu trabalho e que tenha conhecimento técnico, e cabe novamente ao líder identificar se houver falhas e quais as necessidades de treinamento.
Criação com as diferenças: as diferenças não devem ser vistas como problemas e sim como oportunidades para o enriquecimento do trabalho, o líder precisa estimular sua equipe a aprender a trabalhar com diferenças, sejam elas de geração, valores, características pessoais.
Aprendizagem contínua: todos da equipe precisam estar engajados na busca pelo conhecimento, a postura deve ser de constante aprendizagem, de melhoria contínua e inovação. O estilo “já sei tudo que preciso” irá limitar significativamente o desenvolvimento individual e da equipe.
Liderança compartilhada: os acertos e/ou erros não ficam centralizados na figura do líder, todos se tornam responsáveis pelo sucesso da equipe, o comprometimento e a responsabilidade de todos tem a mesma importância, todos precisam estar engajados.
Quais ações como líder você pode tomar para começar a desenvolver sua equipe? Espero que com essas dicas, você possa começar a trilhar o caminho para formar uma equipe de alta performance.