Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 12/06/2017
O Coaching é uma metodologia desenvolvida para auxiliar as pessoas a alcançarem os resultados que desejam. Para isso, contribui para que o cliente se conheça profundamente, de modo a conseguir traçar seus objetivos, identificar seus pontos de melhoria e seu potencial, e colocar tudo isso em prática.
Entretanto, uma das críticas que já ouvi sobre o coaching é de que ele incentiva o egoísmo ou a despreocupação com o entorno, pois considera apenas o que a pessoa quer alcançar.
Essa crítica é um grande equívoco e demonstra um completo desconhecimento sobre a proposta do coaching. Penso que seja um dos problemas da “popularização” excessiva da metodologia. Por conta disso, nada melhor do que trazer esclarecimentos sobre o tema para reduzir as distorções decorrentes da falta de informações.
O coaching de fato tem como um de seus objetivos contribuir para que as pessoas alcancem os resultados que desejam, mas isso não acontece de maneira isolada, descontextualizada e sem embasamento. Quando um cliente nos procura, muitas vezes ele nem sequer sabe o que de fato quer alcançar. Sabe que a situação atual está insatisfatória e que precisa mudar, mas não tem clareza de quais mudanças serão necessárias.
O primeiro passo é estabelecer a meta do processo de coaching, que pode ou não ser exatamente a demanda inicial trazida pelo cliente, no caso das pessoas que já possuem um objetivo claro. Mas como assim? Não é o cliente que define a meta do coaching? Claro que sim, mas com o auxílio do coach.
O coach tem o papel de ajudar o cliente a identificar qual a meta de desenvolvimento que terá maior impacto positivo para o coachee (cliente de coaching). Esse impacto positivo leva em consideração os valores, objetivos do cliente e seu entorno (ecologia).
E aí entramos no tema da ecologia. Faz parte do processo de definição de objetivos olhar para a ecologia do coachee. Os objetivos devem ser ecologicamente positivos, ou seja, o coach contribui para que o cliente reflita sobre o impacto que sua meta e objetivos terão para as pessoas que o cercam.
De que adianta eu traçar um objetivo de ganhar o dobro de salário que tenho hoje, se isso implicar em não ver mais minha família e não acompanhar o crescimento dos meus filhos?
Trata-se da importante responsabilidade do coach: auxiliar o cliente a traçar metas positivas e alinhadas a sua ecologia.
Não vivemos isolados no mundo, dependemos das relações para o nosso desenvolvimento como pessoa e, portanto, precisamos correr atrás de nossos objetivos de maneira ecológica.