Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 26/06/2017
Nessa época do ano, começo a receber contatos de jovens “meio desesperados” buscando uma ajuda urgente e rápida para escolher sua profissão… afinal de contas, as inscrições nos vestibulares já estão chegando.
Aquele momento que parece tão distante, quando se está no primeiro ou segundo ano do ensino médio, chegou. E com ele, vem junto os medos, inseguranças, receios, questionamentos de um jovem que nunca precisou escolher algo tão importante e com consequências tão significativas em sua vida.
A escolha profissional geralmente é a primeira grande escolha que o adolescente ou jovem precisa fazer em sua vida… mas quem nos ensina a escolher?
Geralmente, não recebemos esse ensinamento de ninguém, nem na escola e nem com a nossa família, aprendemos na prática, escolhendo, errando e acertando. Mas será que não podemos aprender a escolher de forma consciente e não tão traumática?
Claro que sim. Esse é o principal objetivo do Programa de Orientação Vocacional: ensinar a escolher! Esse processo de escolha se desenvolverá a partir da escolha profissional que é a dúvida eminente ao momento, mas será utilizado em todas as futuras escolhas que a pessoa precisará fazer em sua vida… e sabemos que não serão poucas.
Para isso, a orientação profissional contribui para que o cliente consiga identificar de maneira consciente todos os fatores que o influenciam na tomada de decisão, de maneira positiva ou negativa; e também:
No Programa de Orientação Vocacional o cliente irá conhecer de maneira mais aprofundada as profissões e suas áreas de atuação, mercado de trabalho atual e tendências futuras, além de desmistificar algumas crenças padronizadas sobre determinadas profissões.
A orientação vocacional faz com que o jovem, ao se conhecer melhor, consiga analisar as possibilidades profissionais de forma mais consciente para então tomar sua decisão.
Retomando o que falei no inicio desse texto, essa ajuda rápida e urgente demandada por muitos jovens, geralmente vem com um pedido de um teste vocacional mágico.
O processo de escolha é bastante complexo e não pode ser realizado a partir de um teste ou de apenas uma sessão. Trata-se de um processo que acontece em aproximadamente 10 sessões, utiliza como metodologia o desenvolvimento de exercícios que irão facilitar o processo de autoconhecimento do cliente, aplicação de testes psicológicos que complementam para o conhecimento de seus interesses.
Também disponibiliza ferramentas para que o jovem possa buscar informações reais e atuais sobre o mercado de trabalho e profissões.
Esse processo de escolha geralmente acontece com jovens que estão cursando o ensino médio. O ideal seria poder participar da orientação vocacional, nesse período. Entretanto, sabemos que isso nem sempre é possível.
Por isso, existe o Programa de Orientação Profissional, para pessoas que estão vivenciando um processo de re-escolha ou mudança profissional.
Aproveitando o tema, convido jovens e adultos, que estão em processo de escolha profissional ou que tem alguém próximo que está nesse processo, a assistirem o webinar Como escolher a profissão mais adequada ao seu perfil. Exploro de forma detalhada todos os aspectos que fazem parte do processo de escolha profissional.