Blog

Feedback e feedforward: ferramentas para desenvolver sua equipe

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 09/09/2017

Certamente você já ouviu falar de feedback… Feedback é uma poderosa ferramenta da comunicação, utilizada principalmente no campo profissional, que visa oferecer aos profissionais uma avaliação (positiva ou negativa) acerca de seus comportamentos e desempenho no trabalho.

Como falei, o feedback é de fato uma ótima ferramenta para o desenvolvimento dos profissionais e também da empresa. Ele facilita as relações interpessoais, diminui a chance de desalinhamento de expectativas e favorece a melhoria contínua no desempenho do profissional. O feedback é positivo por natureza, embora deva ser utilizado para situações em que o profissional obteve sucesso e também para aquelas que o profissional falhou ou não alcançou o desempenho desejado.

Feedback é o retorno que se dá ao profissional a respeito do desenvolvimento de suas atividades, baseia-se na percepção de quem está dando o feedback e isso deve ser sempre ponderado no momento do feedback. Existem diferentes técnicas para se dar um feedback e até mesmo para receber, mas de maneira geral, o feedback deve sempre focar nos fatos e comportamentos em si, evitando julgamentos e pré-conceitos.

Para isso, sugere-se evitar o uso de adjetivos e substituí-los pela descrição dos comportamentos, por exemplo, se o profissional chegou por exemplo 4 dias atrasados no mês, ao invés de você falar para ele que está sendo irresponsável ou descomprometido, descreva o fato e explicite as consequências de seu comportamento: “Fulano, lembra que você chegou 4 dias atrasados esse mês? Nesses dias, seus colegas de trabalho tiveram que fazer parte do seu trabalho, o que prejudicou as atividades do setor.” Desta maneira, o profissional que está recebendo feedback não se sente julgado ou injustiçado, até porque, não necessariamente ele se atrasou por falta de comprometimento ou irresponsabilidade. Mas ele precisa saber as consequências que seu comportamento provocou.

Notem que o feedback é sempre referente a um comportamento ou desempenho que passou, no intuito de corrigir futuras falhas ou promover melhorias, a partir do passado. E como seria se o “feedback” pudesse acontecer antes da falha ou do sucesso?

Feedforward: focando no presente e no futuro

Isso é o que chamamos de feedforward. O feedforward foi proposto pelo coach Marshall Goldsmith. A proposta é focar no presente, no futuro e na positividade, baseado principalmente nos pressupostos da Psicologia Positiva.

O feedforward consiste em fornecer ideias e orientações ao profissional, com o objetivo de aperfeiçoar suas competências. Foca em aflorar o potencial que a pessoa possui e pode ser melhor desenvolvido e em fortalecer suas forças e virtudes. Diferente do feedback que, geralmente, de maneira errônea, foca nas falhas e nas competências que a pessoa não tem.

O feedforward não substitui o feedback. Ambos são extremamente importantes para o desenvolvimento dos profissionais, desde que sejam aplicados de maneira adequada, respeitosa e visando o crescimento e aprimoramento. O feedforward já objetiva, por sua essência, a valorização das potencialidades e o encorajamento das pessoas a se direcionarem para o futuro e para o seu crescimento. No entanto, esse propósito pode e deve ser contemplado nos processos de feedback também, uma vez que o objetivo do feedback é também o desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais.

Vale conferir o teste VIA para conhecer suas forças e virtudes para auxiliar no seu feedforward.