É quase uma unanimidade: quando o assunto é concentração e produtividade, temos aí um desafio diário para a grande maioria. Quer seja por conta da escapadinha que damos para visualizar uma notificação no celular, quer seja pela necessidade de mantermos um padrão “multitarefas”, convivemos com a recorrente sensação de que estamos sendo tentados a seguir pelo caminho da distração.
Para quem adotou por escolha ou precisou aderir ao trabalho em formato home-office, o desafio geralmente passa a ser maior. O fato de se estar em casa pode comprometer o ritmo e a performance profissional daqueles que não conseguirem estabelecer foco e disciplina na rotina.
Questões fisiológicas explicam: o cérebro humano é atraído pelo novo e está sempre em busca daquilo que lhe proporciona a sensação de prazer, por isso, “aquela escapadinha” para ir até a cozinha e pegar o celular para checar as redes sociais são tão comuns. Uma cobrança constante e pessoal de que estamos perdendo as últimas notícias e precisamos nos informar, também é um fato que compromete a nossa atenção. E de fato, estamos consumindo mais informações.
A tecnologia, que tanto nos conecta e auxilia, também nos traz um custo cognitivo que só pode ser ‘vencido’ com muita disciplina. Estudos mostraram que quando interrompemos uma atividade, levamos em média cerca de 15 minutos para voltarmos a nos concentrar e render na mesma atividade.
Abaixo, listamos algumas orientações que podem contribuir para a gestão do tempo, concentração e produtividade: