Blog

Cinco estratégias do novo profissional para o pós-pandemia

Assim como nós, você também compartilha da ideia de que, nesses novos tempos, a única certeza que temos é a da mudança? De repente tudo vai mudando e alguns processos, que antes caminhavam devagar, ganharam velocidade com a globalização, internet, tecnologia e agora, com a pandemia causada pelo coronavírus. Diante das mudanças rápidas, constantes e de grande impacto em nosso planejamento familiar e de carreira, trazemos aqui cinco estratégias do novo profissional para o pós-pandemia.

Daqui pra frente há uma necessidade maior em sermos estratégicos, pois é o que fará a diferença para todo profissional que já entendeu, que a novidade, a mudança e necessidade rápida de adaptação, passaram a fazer parte da nova rotina em casa e no trabalho. Muitos falam em novo normal, mas defendemos que, o que vemos atualmente, não é de todo novo. Estamos num cenário de pandemia e isso pediu novos comportamentos de todos nós, enquanto nos despertou para necessidades latentes no campo do trabalho. É como dizer que, aquilo a que estamos dando atenção redobrada hoje, já pedia a nossa atenção meses e até anos atrás.

Quando falamos em estratégia do novo profissional nos referimos, sobretudo, a uma postura e atitude de desenvolvimento individual. Pensando em como ajudar você a ser estratégico, frente ao que estamos vivendo, listamos aqui algumas dicas que colaboram com essa decisão de autodesenvolvimento:

1. Clareza

É fundamental ter clareza dos seus valores pessoais. Para lhe ajudar nessa clareza, de forma prática, propomos o seguinte: pense em três fatos marcantes da sua vida e ao relembrar tais experiências, liste os sentimentos que essa experiência lhe trouxe. É muito provável que essas sensações reflitam o que de fato é importante para você e aí estão os seus valores. Ter clareza é imprescindível para fazer escolhas estratégicas, de modo que o desenvolvimento de carreira contribua para o desenvolvimento e satisfação pessoal.

2. Conexões

Boas conexões estão muito além do Linkedin, uma vez que a rede, de grande alcance e oportunidades profissionais, é um espaço para potencializar quem somos, mas não substitui ações de networking, parcerias e  movimentos que geram bons vínculos. O que você tem feito para estabelecer boas conexões?

3. Agilidade

O novo conceito de profissional ágil, que nasceu no contexto profissional da tecnologia, é sobre comunicação, transparência, adaptação, saber se movimentar no tempo e da forma certa. No mundo ágil, não perder tempo é importante, mas saber se direcionar na direção certa, tornou-se tão ou mais fundamental que a velocidade. 

4. Liderança

Não é mais sobre uma posição hierárquica. O termo ganhou novo significado, tanto para empresas, como na prática do desenvolvimento individual. Aqui falamos sobre uma postura de autogestão. É sobre um grau de maturidade pessoal e profissional que o levará a ser autogerenciável. Trace suas metas anuais, semestrais, trimestrais e até de menor prazo, sendo essa uma etapa que faz parte do processo de se autoliderar.

5. Equilíbrio

Estar em equilíbrio não é sobre um estado “zen”, mas uma capacidade de sentir que você está no seu melhor, levando em consideração uma visão e atitude integral sobre si mesmo. Uma vez que somos seres integrais, cabe-nos olhar para todas as áreas da nossa vida e avaliar como está cada uma e o que eu preciso fazer para gerar equilíbrio entre elas. Certamente, a nossa realização pessoal está intimamente ligada com o quanto conseguimos estar em equilíbrio com o que nos propomos a fazer e nosso estado desejando, considerando tudo que é importante para nós. Equilíbrio nos traz para a congruência e ambas andam de mãos dadas com a alta performance que tanto desejamos para a nossa vida.