Qual tem sido o seu olhar sobre a sua vida profissional? Tem se atentado ao desenvolvimento contínuo ou vivido num piloto automático quase sem nenhuma mudança?
Entramos num novo ano, cheio de desafios e que traz um misto de sensações que nos fazem pensar que estamos vivendo, em parte, a continuidade do ano anterior. A pandemia causada pela covid-19 nos paralisou, pediu adaptação, nos fez repensar escolhas conscientes e inconscientes do dia a dia, que afetam ou contribuem diretamente em nossa vida profissional. Por tudo que ainda estamos atravessando e por um olhar apurado que todo profissional deve ter, vemos que o desenvolvimento profissional é o investimento que rende os melhores juros na vida e carreira.
O desenvolvimento profissional começa quando nos apropriamos da nossa jornada e, num exercício de consciência, identificamos situações que apontam para uma necessidade de mudança. Quando nos propomos a fazer, sentimos que estamos avançando para a tão sonhada satisfação profissional, que deve contribuir para a satisfação pessoal.
Independente da estação de escolhas que competem à vida particular de cada profissional e, independente do momento que o mundo atravessa, parar, refletir, se preparar e fazer escolhas assertivas, são ações de despertamento para as quais os processos de desenvolvimento profissional ajudam significativamente. Todo processo de desenvolvimento profissional colabora primeiramente para o exercício de autoconhecimento. Antes de saber onde se quer chegar e nos diferentes modelos de carreira, é preciso considerar o que cada um é e carrega em si. O olhar para dentro, a compreensão de si e a busca de suporte de outros profissionais, como psicólogos e coachings, cooperam para desenvolvermos autoconhecimento.
Tanto para quem pensa em seguir um dos modelos de carreira propostos para a área privada, pública, acadêmica ou até empreender, atualização constante, desenvolvimento de competências comportamentais, mapear pontos de desenvolvimento, traçar estratégias para alcançar objetivos e ser um profissional mais ágil, são alguns dos pontos contemplados num processo de desenvolvimento profissional. Um profissional que se desenvolve, torna-se mais criativo, engajado e com maior capacidade de se autoliderar e conquistar seus objetivos.
Para os profissionais que estão no meio corporativo, importante dizer que, mesmo com os investimentos das empresas em processos de desenvolvimento contínuo para as suas equipes, foi-se o tempo em que os profissionais apenas esperavam pela empresa para terem acesso a esses programas. No contexto dinâmico e diverso que temos vivido, a busca por programas de desenvolvimento, de forma individual e independente, cresce significativamente, já que hoje há uma compreensão sobre a nossa responsabilidade autoral na carreira e escolhas profissionais que fazemos. É a era do autogerenciamento.
Se você sente que há pontos que precisa se desenvolver, precisa de ajuda, mas não sabe por ondo começar, clique no link abaixo e entre em contato conosco para conhecer os nossos programas personalizados e online de desenvolvimento para profissionais: https://bit.ly/querosabermaislcastelo