Do desenvolvimento de softwares para o mundo! Foi assim que uma abordagem de melhoria na implementação de softwares apresentou ao mundo uma nova cultura profissional: a ágil! Um documento com 12 princípios práticos para melhoria contínua de processos deu origem ao Manifesto Ágil, assegurando processos mais eficientes, resultado, lucro e uma nova mentalidade ao meio empresarial.
Dentre os pontos práticos apresentados no documento, estavam: a necessidade de deixar planos tradicionais e de adaptação às mudanças, menos burocracia documental e mais interações entre os indivíduos e a troca de respostas prontas por mais interações com o cliente durante o desenvolvimento de um projeto. Não demorou para que princípios do Manifesto encantassem empresas, líderes, equipes e profissionais, principalmente, o novo profissional que precisamos ser agora. Não demorou também para que se percebesse que num mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo e veloz - o mundo VUCA - a cultura ágil é um caminho sem volta e quase um manual de existência para essa configuração atual de mundo.
Enquanto iniciava uma nova cultura para organizações, o Manifesto Ágil financiou disrupções de pensamento e modelos de negócios, trazendo a necessidade recorrente de atualização do mindset para profissionais de todas as áreas. A cultura que leva a uma atitude ágil não é somente sobre entregas otimizadas e mais rápidas, é sobre ter uma disposição mental e atuante para a prontidão e qualidade de adaptação, é sobre ser intencional na checagem, análise e gerenciamento para uma rápida adaptação de projetos (sejam eles pessoais e individuais ou junto ao time que lidera numa empresa), é sobre ter uma mente positiva, se autoliderar e gerenciar as próprias atividades. E quanto vale esse profissional? Vale um lugar no mercado de trabalho ou estar apto para a oportunidade, vale um projeto independente retirado do papel e que pode representar uma autonomia profissional, vale sentir-se confortável, produtivo e com resultados no mundo VUCA. Lembra o que é o mundo VUCA? Um convite a saber lidar com uma única certeza: a da mudança!
Não existe um palco em que a atração principal seja a inovação e seus bastidores não tenha sido de um mergulho no mundo da mentalidade ágil. É assim que empresas estão se reinventando, outras sendo concebidas e profissionais tornando-se cada vez mais relevantes para o seu nicho de atuação. Torna-se um profissional ágil está para todos dispostos a avançar em pleno desenvolvimento. É sobre adaptar, flexibilizar, agir rápido, construir "com" - em vez de construir para - e, principalmente, não parar em meio às dificuldades de projetos, corporações e carreiras.
E você se sente um profissional ágil? Como estão as suas competências ágeis para lidar com o desafio diário do novo? Se elas já faziam diferença, agora, no mundo "quase" pós-pandemia, ser um profissional com mentalidade e atitude ágil passa a ser essencial. Mas calma, tem um detalhe que ainda não havíamos compartilhado: foram sucessivas experiências mal sucedidas em negócios espaciais e outros projetos importantes, que levaram às práticas e ao desenvolvimento de competências ágeis sobre as quais falamos hoje.
Foram as muitas dificuldades na área de programação de sistemas na década de 70, 80 - como projetos que, em sua maioria não eram entregues e quando eram, estavam com prazos e orçamentos comprometidos - que em 2001 levou um grupo de programadores e consultores de empresas de tecnologia a reunirem-se nos Estados Unidos e discutir melhorias e eficiência para esses processos, chegando assim aos princípios básicos do Manifesto Ágil.
São 20 anos de contribuição que parecem ser só o início de um novo e contínuo começo para todos nós! De lá para cá, nem aquele nicho, nem o mercado que se apropriou do agile foi mais o mesmo. A falha e pouca eficiência foram estímulos para uma revisão do sistema, para um recomeço que levaria a bons resultados graças ao encontro, ao senso colaborativo e ao desenvolvimento coletivo de ideias e de atitudes. É típico da cultura ágil o espírito de equipe, esse é um espaço onde o senso colaborativo pulsa forte, então, cabe-nos dizer que estamos todos num mesmo foguete, agora com o software ajustado e programado agilmente.
Se você quer saber mais sobre como o ágil pode contribuir para o seu desenvovlimento profissional, CLIQUE AQUI!
Vamos acelerar juntos?