Blog

People Skills: por que elas mandam no jogo?

Já está claro que mudamos de fase! As competências técnicas e comportamentais, hard e soft skills, respectivamente, são pautas recorrentes na vida profissional, sobretudo, na nova realidade em que as habilidades humanas se sobrepõem às habilidades técnicas que trazemos no currículo. A seguir, vamos entender mais sobre essa realidade e porque as people skills mandam no jogo.

Pesquisas já apontaram que mais de 80% do sucesso profissional nas carreiras, depende das habilidades pessoais. Como, apesar do avanço da robotização, o futuro é humano, são as competências humanas, socioemocionais, que nos levam até o próximo patamar e nos manterão lá. Quem somos e o que o nosso comportamento revela, são os principais ativos para a vida profissional, o que está relacionado ao nível de desenvolvimento das nossas habilidades comportamentais.

Conhecidas também como soft skills, a nomenclatura vem sendo atualizada, numa demonstração sobre o espaço de relevância que as people skills, ou competências comportamentais, passaram a ocupar. Ou você nunca ouviu aquela máxima sobre contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento ?

Outro fator de relevância associado às people skills é que elas passaram a representar um equilíbrio entre as competências técnicas e os traços comportamentais. Esse equilíbrio, por sinal, é tão quanto urgente, quanto uma realidade treinável e possível para as diferentes áreas da nossa vida. Uma vez que somos ser social, profissional, pessoal, tudo ao mesmo tempo e em um só, pensar e exercer o equilíbrio é uma forma de praticar o autoconhecimento, passagem que habilita o nosso desenvolvimento para que muitas outras conquistas se realizem.

E como isso impacta o mundo pessoal e profissional? Completamente! Nas consultorias empresariais e individuais, costumo dizer que tais competências são como trabalhar um músculo na academia: precisam ser estimuladas e desenvolvidas constantemente para o melhor resultado. Se paramos de treinar, perdemos os ganhos. O mesmo acontece com as competências comportamentais, que precisam estar em desenvolvimento contínuo para alavancar os nossos objetivos e realizações.

Quase que em sua maioria, conflitos e até metas não alcançadas, estão relacionados aos problemas de comunicação. Esta que é uma das habilidades imprescindíveis para um profissional de sucesso.

Alinhar comportamentos da liderança e equipes de profissionais aos valores e objetivos da empresa, segue sendo uma das realidades mais desafiadoras no mundo empresarial. Por esses motivos, programas de desenvolvimento profissional devem estar contemplados nos planos de desenvolvimento individual dos profissionais, bem como nos planejamentos corporativos que reconhecem o valor do desenvolvimento de líderes e equipes.

Mais de 80 people skills já foram listadas, o que nos mostra o tamanho e importância desse universo que manda no jogo e define a partida da sua jornada profissional.

Se você deseja saber mais sobre como desenvolver suas habilidades comportamentais, ou para programas empresariais personalizados de desenvolvimento profissional, clique aqui e entre em contato. Há mais de dez anos, estamos mudando histórias de profissionais e empresas a partir do desenvolvimento personalizado de pessoas, com um trabalho centrado em competências comportamentais, alta performance, equilíbrio e resultados.