Como estão os resultados na sua empresa? É certo que todos eles passam por diferentes níveis de gestão: financeira, de processos, de marca, de pessoas. Mas, hoje, quero falar sobre a gestão do capital humano, passando pelo investimento no desenvolvimento de líderes e equipes, e como isso impacta o seu negócio.
Se mais de 80% do sucesso profissional nas carreiras depende das habilidades pessoais ou competências comportamentais, as chamadas people skills, isso sinaliza para uma realidade nem sempre percebida, mas muito relevante: o nível de desenvolvimento profissional de líderes e equipes impacta nos resultados do negócio.
Certamente, empresas que atentam e investem para o desenvolvimento de competências comportamentais dos seus profissionais, tornam-se empresas fortes e com melhores resultados, além de desenvolver a maturidade, tanto do negócio, quanto das pessoas, reter talentos e aumentar a sustentabilidade do negócio. A devida atenção às people skills abre passagem para negócios que contem com maior senso de propósito e pertencimento dos seus profissionais, o que traz resultados sustentáveis em série.
Os programas de desenvolvimento são chave para esse desenvolvimento e resultados. É importante falarmos em desenvolvimento, pois é um processo contínuo. Treinamentos isolados ajudam, mas programas mais consistentes tendem a trazer resultados mais sólidos e melhores, uma vez que consolidam a contribuição no desenvolvimento de pessoas e do negócio, ou seja, treinamentos esporádicos são pouco assertivos para o desenvolvimento de profissionais com baixo nível de competências comportamentais.
É importante dizer também que programas para desenvolvimento de competências comportamentais, aumentam o engajamento dos profissionais. Uma vez motivados para o desenvolvimento, eles tendem a desenvolver competências técnicas e os ganhos não param: a soma de todos esses fatores contribuem para a alta performance.
Por que as people skills definem o rumo de uma empresa? Porque todo negócio é formado por pessoas, são elas que mantem as empresas, trazem os resultados, ampliam o senso de propósito por trás de cada modelo de negócio. Profissionais com bons níveis de desenvolvimento em people skills performam e entregam melhor, contribuindo para os objetivos finais de cada planejamento. Pessoas devem estar no centro, profissionais devem ser o foco; todas as conquistas e resultados passam por aqui.
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