Blog

De qual líder precisamos hoje? 

Ao longo dos anos muitas mudanças se estabeleceram no mercado de trabalho e para o futuro uma coisa é certa: as mudanças não devem parar.

Diante disso, novos cenários vão se estabelecendo, mas algo que não muda é o papel estratégico do líder em todo contexto profissional e de negócio. É ele que tem o papel de dar o tom e levar o time aos melhores resultados, mas é fato, também, que embora isso seja claro na teoria, a efetividade bem sucedida dessa trilha passa pelo quanto o líder consegue estabelecer conexão com o time e mover o engajamento da equipe. Como isso é possível? É o que vamos adentrar um pouco mais nas próximas linhas.

Um ponto de partida importante é entendermos que o papel da liderança não é sobre um cargo, mas sobre um tipo de atitude: que conecta, que envolve, que influencia e contribui para um objetivo maior. A liderança de impacto é movida por senso de propósito. Não é sobre ocupar uma posição, mas é sobre uma atitude de propósito frente aos objetivos do negócio e frente à equipe. E por falar em equipe, são as pessoas que movem os planejamentos e contribuem para os resultados, portanto, é fundamental que o líder consiga estabelecer conexão com seu time.

Saber envolver e conduzir o time, também é um movimento natural da liderança de impacto e imprescindível para que os objetivos sejam alcançados. É fato que a relação entre líderes e liderados é um dos principais desafios para as empresas e para os profissionais em diferentes épocas. Uma das mudanças mais pertinentes nesse contexto é a mudança do papel do chefe para o líder: enquanto o primeiro perdeu espaço, o segundo passou a ser o foco, tendo o papel principal de inspirar, conectar, quebrar crenças limitantes e ajudar a estabelecer crenças de confiança, o que só é possível dentro de uma relação sadia, de confiança e que se constrói com assertividade. 

Para que esse caminho seja bem sucedido, ou efetivo, como dito no início, há um caminho de desenvolvimento para a liderança. Uma trilha que envolve agilidade, as atitudes do líder, a inteligência emocional e a comunicação assertiva.Nós acreditamos que esse é o momento chave para que a liderança seja repensada, exatamente porque entendemos que ela precisa de uma disrupção. E o que é disrupção? Interromper o fluxo de algo para reestabelecê-lo de modo mais inovador, otimizado e com melhores retornos. O que é plenamente possível e necessário no exercício da liderança.

Para ajudar líderes a ampliarem o efeito da sua liderança, nasceu o Curso Liderança Disruptiva. Reuni a experiência de mais de 10 anos no desenvolvimento de líderes e equipes para o meu primeiro trabalho de desenvolvimento em formato de infoproduto. Neste curso, abordo o trabalho de conexão entre líderes e equipes, para gerar engajamento nos liderados e resultados melhores. Certamente, o que há aqui vai além. Digo isto porque trabalhar a relação entre líderes e liderados, é, antes de tudo, trabalhar em si.

Para conhecer mais detalhes deste curso, que tem o papel de contribuir com uma inovação na liderança, clique aqui. São duas horas de imersão com o objetivo de fornecer conceitos, ferramentas, teorias e informações atuais e relevantes para o exercício da liderança, além de apresentar estratégias para o desenvolvimento de competências da liderança e estimular a autoliderança. Nós te convidamos a vir nessa jornada de reflexão e ação com a L. Castelo Desenvolvimento Profissional. Vamos?