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O que considerar num plano de Desenvolvimento de Líderes e Equipes?

Treinar, desenvolver, aplicar, mensurar, melhorar performance, ampliar resultados, alcançar maior rentabilidade, ter os melhores talentos, ter senso de propósito, agir com responsabilidade social e pensar em formatos de governança ambiental, social e corporativa: esse já é, para muitas empresas, o ciclo norteador de negócios em 2022. Como um grande sistema é importante trabalhar todas as partes, mas algumas são prioritárias para que os resultados sejam alcançados, é o caso do trabalho de desenvolvimento com líderes e equipes.

Cada vez mais empresas passam a ter um olhar mais dedicado à gestão de pessoas, afinal, o patrimônio de uma empresa passa pelos seus profissionais, principais aliados para o alcance dos objetivos do negócio. Fatos como a pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos reforçaram o papel da gestão desse patrimônio, que é o de cuidar, ouvir, desenvolver e caminhar sempre se preparando para a única certeza que temos: a da mudança. Neste cenário pós-2020, o investimento no desenvolvimento de líderes e equipes tornou-se ainda mais necessário. E o que é necessário considerar na hora de pensar num plano ou programa de desenvolvimento para os seus profissionais?
Abaixo, listamos em cinco pontos:
 

1 Personalização

Para ser efetivo, o atendimento precisa ser personalizado. Aqui na L. Castelo, o primeiro passo antes de imergimos no atendimento das necessidades do cliente, é entender, desde o nosso meeting inicial, quais são os desafios que esse cliente precisa sanar. Por entendermos que cada empresa traz uma demanda em um contexto próprio, não trabalhamos com entregas prontas; todos os nossos programas são personalizados, e, por serem mais assertivos, geram mais resultados. 

 
2 Atuar em Prioridades
Geralmente, lidamos com desafios, ou seja, mais de uma necessidade para ser trabalhada entre os líderes e entre as equipes. Com sensibilidade, é possível identificar o que é prioritário, o que é de grande valor, já que não é possível levar o carro para o pit stop, ele precisa ser consertado enquanto percorre o caminho.
 
3 Atualidade
As transformações não param de acontecer, por isso, um programa de desenvolvimento precisa considerar a política da empresa, sem deixar de fora as transformações do mercado, os novos modelos de comunicação e a relevância de se trabalhar people skills, sendo esta última, necessidade abrangente que merece ser ponto único e central nas propostas de desenvolvimento de líderes e equipes.
 
4 Cultura de Valorização das People Skills
Contrata-se pelo currículo, demite-se pelo comportamento. Esse fato, visível no dia a dia e comprovado por pesquisas, nos mostra a urgência em programas que valorizem o desenvolvimento das soft ou people skills, as competências comportamentais. A alta performance está diretamente relacionada com o nível de competências comportamentais. Fomentar uma cultura que valoriza isso, deve implicar também numa cultura que promove isso entre seus líderes e demais profissionais por meio de programas específicos com foco em people skills
 
5 Análise de Cenário
Avaliar o cenário em que o trabalho será desenvolvido faz toda diferença, por isso, os principais pontos a serem considerados aqui são sobre o alinhamento com a cultura e estratégia da empresa e a avaliação cuidadosa sobre o formato proposto e escolhido. O programa a ser aplicado precisa estar alinhado com o momento atual e com os objetivos que a empresa almeja alcançar a curto, médio e longo prazo. O outro ponto é sobre o formato a ser aplicado, que precisa estar alinhado com o perfil de aprendizagem dos profissionais. Nem todos os grupos têm bom rendimento com propostas de desenvolvimento online, sendo os encontros presenciais o mais adequado para esses. Já para outros grupos, o formato de desenvolvimento remoto rende bons resultados.
 
Aqui, na L. Castelo, todo o nosso trabalho é realizado em caráter personalizado, preparado sob demanda depois de mapearmos a necessidade do cliente, o que nos permite trabalhar com programas curtos ou mais longos, de forma presencial, remota ou híbrida e com maior assertividade e resultados. Para as propostas de atendimento, clique aqui ou entre em contato pelo nosso whatsapp 11 99676-7600.