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Roda de competências profissionais

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 28/03/2017

Cada vez mais se fala em competências profissionais. Todos sabemos que precisamos desenvolver certas competências para o desempenho de nossas funções. Mas o que são exatamente competências?

Competência é compreendida como um conjunto de Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) de determinado aspecto.

O Conhecimento diz respeito ao saber, ou seja, ao quanto possuo de conhecimento teórico sobre determinado assunto, trata-se da parte essencialmente cognitiva da Competência.

A Habilidade refere-se ao saber fazer, pois eu posso ter conhecimento sobre determinado assunto, mas não saber como colocar esse conhecimento em prática.

E a Atitude é o querer fazer. Engloba a motivação para colocar o conhecimento e a habilidade em prática.

Então, se queremos avaliar a competência de comunicação de alguém, por exemplo, precisamos identificar o quanto essa pessoa possui de conhecimento técnico sobre comunicação, o quanto sabe as técnicas de uma boa comunicação e o quanto ela efetivamente coloca isso em prática.

Vale ressaltar que a competência é o conjunto equilibrado desses três elementos, e os três possuem igual importância e não são complementares. Um fator não compensa o outro.

Não adianta eu querer muito, ter muita motivação, mas não ter conhecimento para realizar algo, por exemplo.

Recentemente alguns outros atributos foram acrescentados nesse conceito básico de competência: alguns autores acrescentaram os resultados como quarto elemento (CHAR), ou seja, além de ter conhecimento, habilidade e atitude, para ter competência, é preciso também obter resultados com essa atitude; outros estudiosos acrescentaram o “V” de Valores e o “E” de entorno ou enviroment (CHAVE).

Significa dizer que, para se ter competência, também é importante que se tenha valores congruentes aos conhecimentos, habilidades e atitudes, além de ser necessário a adequação ao entorno, ao ambiente, uma vez que, por exemplo, uma boa comunicação num contexto escolar pode ser diferente do que se entende por boa comunicação num contexto empresarial.

Quais são as principais competências profissionais?

Mas você sabe quais são suas principais competências? Sabe quais precisa melhorar ou desenvolver? Listei abaixo as principais competências profissionais que são necessárias para a maioria das áreas de atuação:

  • Empreendedorismo: qual o seu grau de empreendedorismo? O quanto você coloca suas ideias em prática e alcança realizações? Empreender não é apenas abrir o seu próprio negócio, mas é efetivar ideias próprias, fazer com que elas saiam da cabeça ou do papel e gerem resultados.
  • Desenvolvimento de pessoas: o quanto você se envolve com o desenvolvimento das pessoas que trabalham com você? O quando você contribui para o aprendizado dos demais? Engana-se quem pensa que isso é uma tarefa exclusiva dos líderes, quanto mais essa competência for compartilhada, mais a equipe se torna madura.
  • Orientação para resultados: o quanto você se preocupa com os resultados? O quanto você tem clareza dos seus objetivos profissionais e os objetivos da empresa/equipe que você atua? E o que tem feito para efetivamente alcançar esses resultados?
  • Trabalho e liderança de equipes: ​qual a sua facilidade para trabalhar com pessoas diferentes, com competências complementares, voltadas a um objetivo em comum? Trabalhar em equipe não é dividir o mesmo espaço, mas de fato compreender e utilizar a seu favor a responsabilidade de cada um. Outra competência que não é exclusiva de pessoas em cargos de liderança, trata-se da facilidade que você tem de estimular e inspirar pessoas, movê-las em direção aos resultados que almejam, conseguir extrair o melhor de quem está ao seu lado.
  • Comunicação: que a comunicação é uma das principais competências para os profissionais. Saber o que, como e para quem você está transmitindo sua mensagem é um dos grandes desafios no trabalho. Uma boa comunicação é ajustada, adequada a cada público e a cada contexto que a mensagem será transmitida. Se comunicar bem é conseguir fazer com que os outros compreendam o que de fato você quis transmitir.
  • Orientações para o cliente: o quanto você conhece seu cliente? O que faz para identificar suas reais necessidades? Como costuma mensurar a satisfação de seus clientes? Orientação para o cliente diz respeito às praticas que você realiza para buscar atender seus clientes.
  • Iniciativa: você considera que tem atitudes por conta própria ou precisa de um “empurrão” externo para começar algo novo? Quantas coisas você gostaria de começar, mas sempre arranja uma desculpa para deixar para depois? Iniciativa é colocar em prática, é fazer, é não postergar.
  • Acabativa: o quanto você dá continuidade às coisas que começa? Avalie quantos cursos, livros, atividades você começou e efetivamente finalizou. A iniciativa é importante, mas de nada adianta começar muitas coisas e não concluí-las.
  • Criatividade: todos nós somos criativos na essência, mas muitos não estimulam e não utilizam essa criatividade. Ser criativo é também ser flexível, é a capacidade de criar algo novo, em cima do que já existe. É conseguir aprimorar processos e prática que não estão mais sendo efetivos. Criatividade é improvisar frente aos imprevistos e situações inusitadas.
  • Relacionamento Interpessoal: não vivemos e nem trabalhamos isolados. Precisamos saber nos relacionar bem com as pessoas, sejam elas nossos clientes, nossos parceiros, nossos lideres, nossa equipe ou nossos pares. Um bom relacionamento envolve respeito, ética, compreensão, transparência. Não é sinônimo de amizade, mas de profissionalismo.
  • Inovação: as mudanças acontecem cada vez mais rápido, principalmente no mundo corporativo. Acreditar que quem precisa inovar é só o pessoal da Tecnologia da Informação é um grande equívoco. Os processos, produtos e serviços cada vez mais ficam obsoletos, inadequados, por conta da rapidez com que as coisas acontecem atualmente. Inovar é a capacidade de se adaptar rápido às mudanças, é conseguir alterar um processo, por exemplo, de forma à adequá-lo a nova realidade.

Avaliando seu nível de competências profissionais

Para avaliar como estão suas competências, você pode utilizar a ferramenta da Roda de Competências Profissionais (clique aqui) para fazer o download de um modelo). Para cada competência, responda: de 0 a 10, o quanto possuo essa competência hoje? Lembrando que a competência refere-se ao seu conhecimento, habilidade e atitude frente aquele aspecto.

Pinte cada área da roda, conforme a nota que você atribuiu. Ao final, avalie o resultado final da roda e reflita? Quais as competências que são mais fortes em mim? Quais eu preciso desenvolver? O que posso fazer na prática para desenvolvê-las?

Lembre-se: as competências são como músculos que precisamos exercitar para desenvolver. Então, você precisa colocar em prática alguns comportamentos para obter os resultados que você deseja!