Blog

Roda da liderança: qual seu papel como líder?

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 27/04/2017

Há muito se fala sobre liderança e suas diversas configurações, mas resumidamente podemos dizer que liderança é a forma de influenciar um grupo, uma equipe, para a direção e realização de um objetivo ou meta, sendo essa liderança formal (líder designado) ou informal (liderança natural).

Porém, a grande questão é: como se desenvolver cada dia mais nesta posição? A chave para todo desenvolvimento é o conhecimento, e neste caso é importante conhecer e entender qual o papel do líder e assim também entender se este papel está em sintonia com as necessidades da equipe e da empresa.

Para isso, a L. Castelo, baseada no conceito de liderança de Robert E. Quinn, desenvolveu e utiliza a ferramenta que chamamos de Roda dos Papéis de Líder. Com ela é possível identificar os papéis dos líderes e sua orientação.

Papéis do líder

A roda contempla oito papéis, sendo:

  • Mentor: empatia e solicitude;
  • Facilitador: fomenta o esforço coletivo, cria coesão e administra conflitos;
  • Monitor: gestor de processos, consolidação e criação de continuidade;
  • Coordenador: responsável pelo fluxo de trabalho;
  • Diretor: desenvolvimento e comunicação de uma visão;
  • Produtor: cria ambiente motivador e de comprometimento;
  • Negociador: apresentação e negociação de ideias;
  • Inovador: criatividade e gerenciamento das transformações organizacionais.

Agora que você já conhece os papéis, que tal preencher a roda?

Preenchendo a roda

Dê uma nota de zero a dez para cada papel. Comece pintando a fatia que corresponde ao papel, do centro que é o zero até atingir a nota atribuída. Faça isso para cada um dos papéis.

E então? Como ficou a sua roda? Quais papéis você exerce mais?

Após a atribuição das notas, você deve dividir sua roda em quatro partes iguais, traçando uma linha horizontal e uma linha vertical.

Além dos papéis há dois eixos para avaliarmos: o eixo horizontal que representa o direcionamento do líder, se mais orientado para o ambiente interno (pessoas e processos) ou para o ambiente externo (mudanças e metas).

E o eixo vertical que representa o modo de liderança: de mais flexibilidade (aberto a novas ideias) ou mais controle (ideias e decisões sob o seu comando).

Então podemos dividir essa roda em quatro quadrantes e concluir que:

a. se o líder tem um papel de mentor ou facilitador, ele está orientado para o ambiente interno (pessoas) e tem um modo de liderar mais flexível;

b. se o papel é de monitor e coordenador, sua orientação é interna (para os processos) e exercendo o controle;

c. se os papéis são de inovador ou negociador, sua liderança está voltada para o ambiente externo (mudanças) e a maneira com que lidera é flexível;

d. por último, quando os papéis são de produtor e diretor sua orientação também é para o ambiente externo, porém para atingir metas e tendo sob o seu comando as decisões.

Depois de fazer sua avaliação, reflita: qual papel você exerce como líder? Está mais voltado para o ambiente interno ou externo? Lidera de forma flexível ou controladora? Quais aspectos precisa se desenvolver?

Te convido a separar alguns minutos e fazer essa análise. Mas não deixe só no papel, pense em ações para colocar em prática.