Blog

Como equilibrar maternidade e vida profissional

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 11/05/2017

No próximo domingo comemoramos o Dia das Mães e hoje falaremos sobre esse tema tão importante em nossa vida.

Muitas mulheres que já são mães ou que desejam ser refletem sobre como equilibrar a maternidade e a vida profissional.

Esse pensamento começou a fazer parte da vida da mulher moderna, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pois aproximadamente há trinta anos as mulheres não viviam esse dilema.

A profissão de muitas delas era cuidar da casa, do esposo e dos filhos, não tendo muitas vezes a oportunidade de fazer escolhas.

E então várias questões nos vêm à mente:

  • Quando é o melhor momento para eu ter um filho?
  • Qual será o impacto na minha vida profissional?
  • Vale a pena abrir mão de algo para ter um filho?

E qual a resposta certa para todas elas? Pois é, não há uma resposta padrão que se encaixa para todas as mulheres, cada pessoa terá uma resposta que se adeque melhor para si mesmo.

No entanto, para encontrarmos a nossa resposta, precisamos efetivar escolhas que estejam alinhadas com nossos objetivos, com nossos valores e com o que realmente é importante para nós.

Ou seja, precisamos nos conhecer para fazermos escolhas conscientes e nunca  se esquecer que, independente da modalidade de trabalho que se tem, haverá uma grande mudança na sua vida com a maternidade.

Além do autoconhecimento e de conhecer o que se está buscando, neste momento o ideal é ter uma rede de apoio. A mulher precisa estabelecer previamente estratégias para conseguir lidar da melhor maneira com as mudanças que acontecerão na sua vida, a partir da maternidade. Refletir com quem ela pode contar e também entender que não somos mulheres maravilha.

Portanto, não conseguiremos e nem precisamos conseguir realizar da mesma maneira todas as atividades, é preciso abrir mão de certas coisas, priorizar aquelas que de fato são essenciais, saber focar.

Não é preciso FAZER 100% de tudo, mas você pode ESTAR 100% em tudo o que irá fazer.

Mas você pode estar pensando: “até aqui ela só falou em quem planeja a maternidade, e eu que já sou mãe? Como conseguir esse equilíbrio?”

Da mesma forma, fazendo escolhas que estejam alinhadas com seus propósitos, contando com ajuda de outras pessoas, dando prioridade a algumas coisas e menos para outras, aproveitando o tempo que tem com seu filho com qualidade e sem culpa de ter uma vida profissional.

O equilíbrio acontece quando conseguimos sentir a qualidade de cada escolha e momento.