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5 boas práticas para reter talentos na sua empresa

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 09/05/2018

Para manter-se feliz e satisfeito no local de trabalho, existe uma série de necessidades profissionais a serem atendidas: receber um salário digno, aumento de tempos em tempos (plano de carreira), receber benefícios, obter o tempo de descanso suficiente, além de manter a saúde física/mental e possuir um clima de trabalho agradável. Fazer algo que lhe traga prazer também pode ser decisivo para essa satisfação.  

Em contrapartida, a empresa também tem suas necessidades. Ser produtiva, ter diferencial competitivo, atender acionistas, inovar. E para isso, ela precisa de profissionais capacitados.

Muito além disso, são necessários verdadeiros talentos, que sejam produtivos, engajados e que saibam o que querem.

Reter talentos é traçar estratégias que atendam às necessidades dos profissionais e as necessidades da empresa. A principal questão é: sua empresa tem as melhores condições para reter talentos, e, desse modo, entregar excelência naquilo que se compromete a fazer?

Através de boas práticas, te mostrarei como a retenção de talentos fará a diferença para sua empresa!

Primeiramente, é preciso ter a percepção de que nem todo bom profissional é um talento. Ou seja: a retenção de talentos deve ser feita para quem realmente é excepcional. E é crucial que o líder saiba fazer essa diferença.

Mas, então, o que podemos considerar como um talento?

O profissional que tenha competência técnica, que possua um alinhamento com os valores e objetivos da empresa, além de inteligência emocional para lidar com as situações e pessoas, assim como maturidade comportamental.

Como não é fácil encontrar profissionais que apresentem essas características, é mais do que crucial entender como mantê-los, caso contrário uma empresa com uma vantagem competitiva maior, pode oferecer a eles um ambiente de trabalho diferenciado, salário mais alto e benefícios bem mais interessantes.

O que o líder precisa fazer para reter talentos?

Quanto melhor a saúde mental/física dos funcionários, melhor será produtividade dos mesmos. A mesma coisa acontece com a satisfação: quanto maior, mais qualidade de serviço eles poderão oferecer.

O líder deve atuar para transformar em ações as necessidades da empresa e as necessidades dos profissionais, e é através dessa transformação que se cria um laço que faz ambas as partes se desenvolverem e crescerem.

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Necessidade X Desejo

Mas é preciso ter atenção: a necessidade do funcionário é diferente de seus desejos. Isso significa que o líder tem que conhecer a fundo as características comportamentais de sua equipe, para dessa maneira conseguir identificar o que é necessário para retê-la.

Dessa maneira, também é preciso saber como lidar com o funcionário, fazendo-o entender que esse “desejo” não é necessariamente crucial para seu crescimento profissional, nem para a empresa. E só se consegue isso através de uma comunicação clara e transparente com a equipe, e também de um plano de carreira adequado e afetivo.

5 boas práticas para retenção de talentos

1. Boas condições/Ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho onde haja respeito, parceria e boa comunicação é o diferencial para o bem-estar do funcionário e também um fator crucial para o sucesso da empresa. E isso é alcançado através de um árduo trabalho.

Confraternizações, como cafés da manhã, happy hours, festas e até mesmo gincanas criam  uma atmosfera de cumplicidade e alegria. Dessa maneira, os colaboradores serão capazes de se ajudar durante as tarefas do dia a dia, impulsionando uns aos outros para que juntos atinjam as metas estabelecidas.

Boas condições também podem reter talentos. O desempenho profissional e o nível de produtividade podem estar relacionados com as condições físicas do local de trabalho. É necessário que a empresa invista em um bom ambiente laboral.

Isso inclui pensar no mobiliário, como cadeiras confortáveis, iluminação adequada, mesas ajustadas à altura do funcionário, para que o mesmo não desenvolva uma postura que trará problemas nas costas em um futuro, e até mesmo contratar um profissional para oferecer alongamentos/exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana.

É necessário ficar claro para o funcionário que a empresa se importa com a qualidade de vida do mesmo, e que preza pela saúde física e mental de seus colaboradores.    

1. Reconhecimento

Montar um plano de ação, por exemplo, para reconhecer o funcionário através do desempenho faz ambos os lados crescerem. Isso porque ao criar esse plano, o líder mostra para o colaborador que ele é importante para a empresa, e que há o interesse da mesma em fazê-lo crescer profissionalmente.  

Para a empresa reter talentos, ela precisa de um diferencial. O que ela tem que a concorrência não pode oferecer? E é papel do líder pensar em como criar esse diferencial, por exemplo através de capacitação (cursos, treinamentos, etc).

É preciso enxergar como transformar essa diferença em vantagem competitiva, através de ações que atendam as duas partes.

Para isso, o líder precisa estar próximo da equipe. Ouvir, entender as necessidades de cada um, e ao mesmo tempo conciliar com as da empresa.

3. Feedback

A maneira mais eficaz do crescimento é através do feedback. O funcionário deve ter em mente se seus serviços estão adequados aos moldes da empresa.

Se a resposta é sim, o feedback vai ajudá-lo a obter mais criatividade para inovar. Se não, para aprender com os erros e ganhar experiência.

Deve ser feito um acompanhamento semanal para avaliar o grau de motivação, empenho e satisfação da equipe. Desse modo, o líder conseguirá identificar possíveis problemas, pensar em ações e então se comunicar claramente com seu funcionário.

4. Honestidade

Uma relação transparente entre o líder e funcionário cria confiança e respeito. O colaborador, se por acaso receber alguma proposta de trabalho, terá abertura para fazer uma contraproposta para a empresa onde trabalha atualmente, pois sabe que ele tem um valor muito importante e que contam com ele.

O profissional pensará duas vezes antes de trocar de emprego, já que reconhece como é crucial uma comunicação honesta dentro da empresa.  

5. Remuneração

Um fator que também pode pesar se não estiver de acordo com as responsabilidades do funcionário. Ela deve ser justa, compatível com suas funções e também com o mercado, seguindo a mesma linha do plano de carreira, para que o colaborador se motive a chegar na próxima etapa, e dessa forma receber adequadamente.

Os benefícios da retenção de talentos

  • Diferencial competitivo: quando uma empresa tem funcionários excelentes, consegue entregar um serviço de qualidade, que a fará a escolha número um dos clientes;
  • Economia: se a empresa mantém seus funcionários e possui um baixo nível de rotatividade (turnover), economiza com rescisões, contratação e treinamento para capacitar novos colaboradores.  
  • Bom ambiente: colaboradores felizes tornam o ambiente de trabalho mais leve, confiante e propenso ao crescimento! Isso faz com que a empresa atraia ainda mais talentos.
  • A produtividade aumenta: isso porque os funcionários estão motivados e se comprometem a fazer seu trabalho de forma proativa e engajada. É assim que surgem novas ideias e estratégias, que farão com que as metas da empresa sejam alcançadas.

A razão pela qual muitas empresas falham é não dar o devido reconhecimento/valor para sua equipe. Inovar e pensar em estratégias para reter talentos é uma prática que deve ser trabalhada com muito propósito e atenção pelos líderes e também equipe de RH.

Agora é a hora de colocar as práticas em ação!