Blog

Forças de caráter: por que focar nelas?

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 29/05/2017

Uma das principais contribuições da Psicologia Positiva, de Martin Seligman, foi despertar para importância de focarmos nas forças, no lado positivo das situações e de nossas características.

Foi de fato um movimento que proporcionou mudanças significativas em nossa maneira de trabalhar com desenvolvimento humano, principalmente no campo de atuação da psicologia.

Nesse contexto, Martin Seligman e Chistopher Peterson criaram e validaram cientificamente o Teste VIA, que é o assessment que mensura quais suas principais forças de caráter, listando em ordem da que você mais possui para a que menos possui.

Trata-se de um instrumento científico, disponibilizado gratuitamente online. Está disponível em mais de 30 idiomas e já foi realizado por mais de 3 milhões e meio de pessoas, em 196 países.

Atualmente, além do questionário para adultos que possui 120 itens, está disponível também uma versão para jovens de 10 a 17 anos, composta por 96 questões. O tempo para responder as duas versões é de aproximadamente 15 minutos. Ao terminar de preenchê-lo, a pessoa consegue fazer o download gratuito do relatório de resposta do seu teste e conhecer suas forças de caráter.

+ Roda da vida: o que é e como fazer

São 24 forças de caráter relacionadas a seis virtudes onipresentes, de acordo com o estudo realizado pelos autores. Suas principais forças são as cinco primeiras que aparecem na lista, chamadas de 5 forças TOP.

A seguir descrevo o significado das virtudes e as forças relacionadas a cada virtude:

  • Sabedoria e conhecimento– relacionadas a obtenção e uso do conhecimento: criatividade, curiosidade, pensamento crítico, amor ao aprendizado e perspectiva. Estão no campo da cognição.
  • Coragem – Abrangem forças emocionais que expressam a vontade de alcançar objetivos, mesmo diante das dificuldades, internas ou externas: bravura, perseverança (persistência), integridade (honestidade) e vitalidade (entusiamos).
  • Humanidade – enquadram-se nas forças interpessoais relacionadas ao cuidado com os outros: amor, generosidade (bondade) e inteligência social.
  • Justiça – relacionam-se com as forças necessárias para a obtenção de uma sociedade saudável: trabalho em equipe (cidadania), imparcialidade (justiça) e liderança.
  • Temperança (moderação) – forças que evitam/protegem contra os excessos: perdão, humildade, prudência e autocontrole.
  • Transcendência – trazem o significado com algo maior, que geram sentido às ações: apreciação da beleza e excelência, gratidão, esperança (otimismo), bom humor (graça) e espiritualidade (fé, propósito).

Não se esqueça que o mais importante é analisar o relatório, para isso, listamos algumas perguntas que você pode se fazer para que o teste lhe gere AÇÕES positivas em direção ao seu desenvolvimento:

  • Quais são minhas 5 forças TOP? Elas se enquadram principalmente em qual(is) virtude(s)?
  • O quanto, de fato, eu acredito nessas minhas forças?
  • De que maneira eu tenho aplicado minhas forças a favor do meu desenvolvimento?
  • Que ações eu posso ter que fortalecem minhas forças principais?
  • Que ações eu posso ter para desenvolver as forças que eu tenho menos (estão no final da lista)?
  • Que conquistas eu já tive a partir das minhas forças? Quais novas conquistas posso ter?
  • O seu trabalho proporciona o uso/a expressão das suas principais forças? Se não, o que você precisa fazer para isso?

Fonte: Assessment das forças de caráter – um instrumento para identificação das qualidades humanas (Ana Kruel).