Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 26/02/2018
Lidar com pessoas é sempre uma tarefa complexa, já que existe um misto de personalidades, emoções e características diferentes presentes em cada um.
Portanto, divergências e até mesmo conflitos podem acabar acontecendo no ambiente de trabalho, tendo em vista que cada indivíduo pensa e age de sua própria maneira.
Mas essas situações não devem ser vistas como algo ruim, e sim como uma chance para amadurecer e melhorar a qualidade cotidiana dos colaboradores.
Tenha em mente que os conflitos não são necessariamente negativos, mas a maneira como lidamos com eles é que pode ser negativa. O conflito nada mais é do que uma divergência de interesses ou posicionamentos, e não necessariamente uma briga. Então, a partir das divergências, é possível crescer e encontrar novas possibilidades.
A grande questão é saber quando interferir para que o problema em questão não se torne algo ainda maior e acabe prejudicando as metas e a produtividade da empresa e dos profissionais.
Há diversas formas de fazer a gestão de conflitos no ambiente de trabalho, e nesse artigo você irá descobrir de maneira prática e simples como aplicá-las no dia a dia.
Identificar os conflitos mais comuns é o primeiro passo para saber como resolvê-los. Listamos nesse post os que mais ocorrem, confira:
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Um acompanhamento deve ser feito de maneira regular pelo gestor, para que ele se certifique de que o ambiente de trabalho esteja em harmonia e que os colaboradores estejam trabalhando da melhor maneira possível.
Quando um conflito for detectado, o melhor a se fazer é analisar todos as desavenças que aconteceram até tomar uma proporção maior e identificar quais profissionais fazem parte do problema.
O importante é ouvir os seus colaboradores e tentar entender como cada um se sente em relação ao desentendimento em questão.
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Os melhores gestores são aqueles que escutam verdadeiramente seus profissionais, e ainda faz com que eles se sintam compreendidos e reconhecidos. O diálogo em situações como essas são fundamentais, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Confira abaixo 4 dicas para botar em prática na hora de resolver um conflito no ambiente de trabalho:
É crucial, nesse momento, não tomar partido de nenhum dos lados, já que os profissionais tendem a levar isso para o lado pessoal. Uma solução para tentar apaziguar a situação é coletar as considerações de todos os colabores e levar isso em conta, podendo até ser possível anotar tais ideias em um papel ou em um quadro branco.
Desta maneira, o profissional irá perceber que está sendo ouvido e que sua opinião faz diferença na empresa.
Outro fato a ser levado em consideração é o grupo de “queridinhos da firma”. Para resolver um conflito, é importante ouvir toda a equipe de forma igualitária e justa – se não, sempre uma leva de pessoas se dará bem e a outra se sentirá injustiçada.
Colocar em jogo o emprego do profissional, caso ele não conte a verdade, além de não ser ético, pode até mesmo acabar em processo trabalhista, prejudicando todos os envolvidos. Algo a ser evitado também é a promessa de cargos ou liderança de projetos, caso o profissional coopere.
Portanto, jamais faça ameaças: seja transparente com seus profissionais e eles também o serão. Quando o momento surgir, esteja pronto para escutar o que eles têm a dizer!
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Como um gestor, é importante sempre ter em mente de que nada é pessoal. Os profissionais, assim como você, também terão dias bons e ruins. O importante é saber dosar de maneira saudável, para não deixar os sentimentos influenciarem no ambiente de trabalho.
Ainda mais na administração de conflitos, é crucial retirar o ego da situação e lidar com ela de forma imparcial, sempre respeitando e tentando fazer o melhor para resolver o conflito.
Após coletar todas as informações relevantes, é necessário descobrir qual é a melhor maneira de solucionar o problema. Oferecer um acordo limpo e justo, que seja bom para todas as partes envolvidas, inclusive para o bem da empresa, é um exemplo.
Outra solução é fazer com que os colaboradores que estão envolvidos entendam como suas ações os levaram ao grande problema.
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Você irá perceber que, depois de resolver a questão, o ambiente de trabalho poderá ficar mais leve, com profissionais mais motivados, que percebem que seus problemas têm importância perante a empresa.
O importante é sempre dialogar e nunca varrer os conflitos para debaixo do tapete, já que isso pode se tornar uma bola de neve, podendo causar perda de interesse dos profissionais em relação aos prazos, perda de motivação e energia, e comportamento receoso e irritadiço. Dessa forma, todos saem ganhando!