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A importância da comunicação para a liderança

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 20/02/2017

Podemos dizer que liderar é saber utilizar da melhor forma os processos de comunicação. Liderança requer qualidade na comunicação. Comunicação é entendida como o processo de transmissão de uma mensagem, que pode acontecer de maneira verbal ou não-verbal.

Renomados autores da área da administração, principalmente do comportamento organizacional, afirmam que a maior parte dos conflitos interpessoais e problemas na empresa são resultados de falhas na comunicação. De acordo com Peter Drucker, “60% dos problemas administrativos resultam da ineficácia da Comunicação”.

+ Engajamento de equipe: quais fatores influenciam

Considerando que o líder é o principal responsável por transmitir, através de sua fala e de seus comportamentos, os valores e práticas organizacionais, além de conduzir e inspirar sua equipe para essa mesma direção, a comunicação se apresenta como a sua melhor ferramenta de trabalho.

Como se comunicar melhor

Para se comunicar bem o líder precisa conhecer, em primeiro lugar, quem são os seus receptores da mensagem, ou seja, como sua equipe funciona, como ela se motiva, de que maneira captam as informações e como as processam. Além disso, o líder precisa estabelecer um canal de comunicação transparente e eficaz com sua equipe, para que exista a liberdade de troca de informações.

A comunicação não finaliza quando o emissor transmite a mensagem para o receptor. Ela é cíclica e necessita do feedback do receptor sobre seu entendimento da mensagem. Deste modo, a transparência e proximidade na relação entre líder e liderado são fatores importantes que facilitam essa comunicação mais eficaz.

+ Como dar feedback

O líder, para conseguir conhecer bem sua equipe e estabelecer esse canal de comunicação funcional com a equipe, precisa prioritariamente se conhecer, conhecer o seu modo de funcionamento, identificar seus pontos fortes na comunicação e reconhecer os aspectos que precisa melhorar. Na medida em que nos conhecemos como “emissores de mensagem”, somos capazes de aprimorar as técnicas de comunicação.

Algumas dicas gerais sobre a liderança comunicacional:

  • Em comunicação, nada é óbvio! Não parta do pressuposto que a pessoa já sabe disso, melhor mais informação do que menos.
  • Antes de transmitir uma mensagem, conheça e avalie qual o melhor canal de comunicação, de acordo com o conteúdo da mensagem, as características do receptor e o tempo que essa mensagem precisa ser transmitida.
  • Nunca se esqueça: comunicação não é só verbal. Apenas 7% da mensagem é transmitida através das palavras que você utiliza, ou seja, 93% da mensagem é transmitida através da linguagem não-verbal. Portanto, avalie sua linguagem corporal, seu tom de voz, sua expressão facial e etc,
  • Peça feedback da mensagem transmitida. Confirme se o entendimento da mensagem está alinhado com o que de fato você gostaria de transmitir.
  • Estabeleça constantemente um canal de confiança com sua equipe, você perceberá que esse canal facilitará a transmissão de informações futuras.