Blog

Gestão do tempo: como construir uma rotina que motive e traga equilíbrio

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 20/03/2017

Sabe quando você sente que está fazendo muita coisa, mas sempre está com coisas pendentes? Embora seu dia esteja cheio e sem nenhum espaço para descanso, você se sente improdutivo e consequentemente desmotivado. Esses são alguns dos sintomas da falta de rotina.

Um dos problemas mais comuns hoje em dia é a dificuldade de gerenciar bem o tempo, por isso a constante sensação de que precisamos de mais horas por dia.

+ Gestão do tempo: mais produtividade e qualidade de vida

Não temos tempo para nada e, em contrapartida, sempre precisamos fazer mais coisas.

Essa dificuldade de gestão do tempo gera, na maioria das vezes, estresse e insatisfação nas pessoas, em função do desgaste físico e emocional. Embora essa não seja uma tarefa fácil, existem ferramentas e técnicas que facilitam essa organização.

O ponto inicial é estabelecer uma rotina diária e semanal. Quando estabelecemos uma rotina planejada previamente e coerente com as nossas reais necessidades aumentamos a chance de concluir todas as atividades com êxito e no tempo previsto.

A rotina deve ser estabelecida a partir de suas responsabilidades, atividades e necessidades. Nós que devemos estabelecer a rotina, ou seja, ela não deve ser consequência das demandas diárias.

O que vejo muitas vezes é que as pessoas deixam a rotina estabelecer-se por conta própria e depois fica difícil alterá-la.

Para planejar sua rotina, você pode seguir os primeiros passos descritos abaixo:

  • Elabore um modelo de agenda semanal, contendo todos os dias da semana, divididos do horário que você acorda, até o horário que você vai dormir, conforme a imagem abaixo:

  • Preencha a tabela, primeiramente de acordo com o que aconteceu na sua última semana. Insira todas as atividades, de maneira detalhada, tais como: alimentação, deslocamento, atividades no seu trabalho e em casa, cuidados com os filhos, exercício físico, compras no supermercado e etc.
  • Crie categorias para as atividades e preencha cada categoria com uma cor diferente, de modo que você consiga visualizar o tempo que você gasta com deslocamento, com trabalho, com atividades pessoais, dentre outras.
  • Analise sua agenda atual, verifique com o que você perdeu tempo. Avalie se a distribuição das atividades está favorecendo sua produtividade ou se você por exemplo tem muitas interrupções nas atividades. Reflita também se o seu dia já começa com atraso e se suas horas de sono estão sendo suficientes para o seu descanso e produtividade do dia seguinte.
  • A seguir, elabore então sua agenda desejada. Para isso, compartilhe com as pessoas que de alguma forma participam dessa agenda e que podem facilitar para que você cumpra com essa nova rotina. Nesse momento, você deve solicitar ajuda, delegar atividades e compartilhar tarefas.
  • Coloque em prática sua agenda. Ao final da semana, avalie o que você conseguiu cumprir, quais dificuldades você vivenciou e realize ajustes, caso seja necessário.

A agenda semanal é uma ferramenta simples, mas extremamente poderosa para iniciar o estabelecimento de uma rotina produtiva. Quando ela estiver pronta, coloque-a em local que você possa visualizar constantemente.

Lembre-se do fator principal: colocar em prática a agenda projetada!