Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 20/03/2017
Sabe quando você sente que está fazendo muita coisa, mas sempre está com coisas pendentes? Embora seu dia esteja cheio e sem nenhum espaço para descanso, você se sente improdutivo e consequentemente desmotivado. Esses são alguns dos sintomas da falta de rotina.
Um dos problemas mais comuns hoje em dia é a dificuldade de gerenciar bem o tempo, por isso a constante sensação de que precisamos de mais horas por dia.
+ Gestão do tempo: mais produtividade e qualidade de vida
Não temos tempo para nada e, em contrapartida, sempre precisamos fazer mais coisas.
Essa dificuldade de gestão do tempo gera, na maioria das vezes, estresse e insatisfação nas pessoas, em função do desgaste físico e emocional. Embora essa não seja uma tarefa fácil, existem ferramentas e técnicas que facilitam essa organização.
O ponto inicial é estabelecer uma rotina diária e semanal. Quando estabelecemos uma rotina planejada previamente e coerente com as nossas reais necessidades aumentamos a chance de concluir todas as atividades com êxito e no tempo previsto.
A rotina deve ser estabelecida a partir de suas responsabilidades, atividades e necessidades. Nós que devemos estabelecer a rotina, ou seja, ela não deve ser consequência das demandas diárias.
O que vejo muitas vezes é que as pessoas deixam a rotina estabelecer-se por conta própria e depois fica difícil alterá-la.
Para planejar sua rotina, você pode seguir os primeiros passos descritos abaixo:
A agenda semanal é uma ferramenta simples, mas extremamente poderosa para iniciar o estabelecimento de uma rotina produtiva. Quando ela estiver pronta, coloque-a em local que você possa visualizar constantemente.
Lembre-se do fator principal: colocar em prática a agenda projetada!