Blog

Plano de demissão voluntária: uma oportunidade para a realização profissional

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 21/09/2015

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelas empresas, que necessitam sobreviver frente a crise econômica que o País se encontra, é o plano de demissão voluntária (PDV).

Ao ouvir que sua empresa irá aderir a este tipo de programa, em geral vários questionamentos surgem. Será que é o momento de aproveitar uma oportunidade para fazer o que realmente gosto? Será que a atividade profissional que exerço hoje é realmente o que eu quero fazer para o resto da minha vida? Que outras atividades poderiam me realizar profissionalmente e eu até hoje não tive a oportunidade de exercer? O que será que realmente me motiva, me traz satisfação?

Neste momento um processo de coaching com foco em carreira irá ajudá-lo a se reconhecer dentro de seus talentos, habilidades e competências, provendo a automotivação que será capaz de gerar autoconfiança e a força interna que necessita para a tomada de decisão.

O que é um plano de demissão voluntária (PDV)?

O PDV é uma estratégia legal aplicada por empresas que tem por objetivo a redução do quadro de funcionários de forma menos traumática, uma vez que gera vantagem tanto para a empresa quanto para o profissional.

Em geral, as empresas aderem a este tipo de programa quando são impactadas por cenários econômicos menos favorecidos, que as obrigam a reduções de custos, para que possam se manter ativas no mercado.

Quais são as vantagens do PDV para o profissional?

É benéfico para o profissional quando o mesmo já tem o desejo de mudança, seja por não ver mais oportunidade de crescimento dentro da empresa / área atual ou por não se sentir motivado frente aos desafios que sua função possui, ou seja, gostaria de uma mudança de carreira.

Nestes casos pode ser uma grande oportunidade, uma vez que o plano geralmente oferece salários extras, benefícios estendidos e assessoria para recolocação profissional.

Como buscar pela realização profissional ao aderir ao PDV?

No momento em que se entra para o programa as dúvidas já começam de forma intensa em nossas mentes e trabalhar sozinho com elas se torna cada vez mais difícil, então você começa a compartilhá-las com amigos, parentes, cônjuge, filhos e cada um expõe uma opinião sobre o que você deve fazer, como deve fazer, quando deve fazer.

Para muitas pessoas, algumas dessas opiniões se intensificam e transformam-se em dúvidas sobre a decisão tomada, a pessoa então, começa a se desmotivar, perde a autoconfiança e isso faz com que ela se bloquei para novas oportunidades.

Um processo de coaching de carreira ajuda exatamente nesse momento profissional, para que possa se autoconhecer, identificar suas competências, compartilhar com um profissional angústias e progressos de um momento tão importante em sua vida, para que mantenha sua automotivação e autoconfiança conseguindo assim uma evolução congruente com suas expectativas para que possa alcançar a realização profissional que deseja.  

Através de técnicas e ferramentas o processo de coaching gera reflexões que são capazes de despertar em você as respostas que precisa para tomar a melhor decisão, sem influência de outras pessoas, que por mais que tentem nos ajudar estão envolvidas por sentimentos de proteção, segurança e amor, o que as levam a defender ideias que não o coloque em nenhuma forma de risco seja ele financeiro, de tempo, físico ou qualquer outro tipo.

Conclusão

Um programa de PDV pode ser uma ótima oportunidade quando utilizado com sabedoria, ajuda e objetivos claros que o levem para um caminho de realização profissional, seja ela dentro de outra empresa ou como um empreendedor, dentro da mesma área e função, ou não.

O fato é que os recursos que se recebe nesse tipo de plano devem ser bem investidos para que possam gerar retornos capazes de agregar essa satisfação pessoal, quando esse não for o objetivo, ou quando não se tem um objetivo de mudança profissional, o melhor é abrir mão da oportunidade e continuar sua realização profissional dentro da empresa.

Fazer parte de um programa de PDV não é abrir mão de sua carreira profissional, pelo contrário, pode significar se dar uma oportunidade para encontrar a carreira que irá realmente realizá-lo profissionalmente. Avalie!