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Como reconhecer seus pontos fortes e fracos

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 26/12/2016

Quando alguém pergunta para você: quais o seus pontos fortes? E seus pontos fracos? Você sabe o que responder? Embora essas perguntas possam parecer simples, para muitas pessoas não são fáceis de responder. Estamos falando das nossas competências, do que sabemos fazer com qualidade e facilidade e do que não conseguimos fazer.

Dependendo do contexto, nossa resposta a essas perguntas é superficial e pouco verdadeira. Em processo seletivo, o que os selecionadores mais escutam como ponto fraco é o perfeccionismo. Se todos os candidatos fossem tão perfeccionista como se dizem, talvez tivéssemos melhores resultados nas empresas. O fato é que, muitas vezes, não sabemos nossas qualidades e os aspectos que precisamos melhorar.

Autoconhecimento: como se conhecer melhor?

Existem diferentes formas para adquirir esse autoconhecimento, pode ser através de feedbacks, de testes de personalidades, de testes de perfil comportamental, ou de outras relações e/ou ferramentas. Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma técnica que desenvolvi, há alguns anos atrás, que facilita esse processo. Chama-se Cesta de Competências e Oportunidades.

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Primeiramente, faça uma lista das principais conquistas e/ou realizações que você teve na vida, como por exemplo: ter sido aprovado no vestibular ou concurso; ter conseguido aquele emprego ou cargo que desejava; ter se casado; ter se separado; ter convencido alguém de algo importante para você; ter comprado sua casa ou carro próprios; ter mudado de cidade; ou outra situação que tenha sido relevante para você, ao longo de sua história. Liste todas as conquistas, não apenas uma.

Em seguida, faça uma lista das atividades que você faz com facilidade, seja no trabalho ou na vida pessoal. Considere desde atividades mais simples, como cozinhar ou jogar bola, até atividades mais complexas como gerenciar uma equipe de trabalho ou realizar uma planilha de projeção financeira. Quanto mais atividades você conseguir anotar, mais rico será a sua análise.

O próximo passo é listar suas principais “derrotas” ou situações que você não conseguir obter o resultado que desejava. Lembre-se das coisas que você gostaria de alcançar, mas não conseguiu ter sucesso. Complete a lista descrevendo as atividades que você não consegue fazer ou que possui muita dificuldade em realizar. Assim como as duas primeiras listas, escreva o maior número de itens que você conseguir lembrar, atividades simples e complexas, dos campos profissional e pessoal.

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Lista de competências

Agora, ao lado de cada item que você listou, nessas quatro listas (conquistas; atividades que faz bem; derrotas; e atividades que não sabe fazer), que competências são/foram necessárias para realizar cada aspecto listado. Por exemplo: para gerenciar uma equipe é necessário comunicação interpessoal, empatia, persuasão, trabalho em equipe, dentre outras. Para cozinhar precisamos de gerenciamento do tempo, atenção focada, atenção difusa, criatividade, dentre outras.

Para facilitar seu trabalho, abaixo apresento uma lista de competências que você pode utilizar como referencial. Mas lembre-se, é só um referencial, você pode identificar outras que não estão na lista abaixo.

  1. Relacionamento Interpessoal
  2. Comunicação interpessoal
  3. Raciocínio Lógico
  4. Atenção Concentrada
  5. Atenção Difusa
  6. Habilidade manual
  7. Criatividade
  8. Persuasão
  9. Capacidade analítica
  10. Liderança
  11. Pró-atividade
  12. Iniciativa
  13. Diretividade
  14. Capacidade crítica
  15. Foco
  16. Habilidade de ensinar
  17. Capacidade de influenciar
  18. Empatia
  19. Segurança
  20. Tranquilidade
  21. Habilidade de ajuda/apoio
  22. Energia
  23. Habilidade de convencimento

Anote então, as principais competências que se relacionam para cada item de suas listas, certamente você encontrará pelo menos três competências para cada atividade ou situação. Ao terminar essa etapa, observe separadamente as competências que você apresentou mais vezes, das duas primeiras listas. Estas, provavelmente, refletem seus principais pontos fortes.

Cesta de competências

Identifique, em seguida, as competências que mais apareceram nas duas últimas listas. Estas competências devem representar seus principais aspectos a melhorar ou pontos fracos. A técnica chama-se Cesta de Competências e Oportunidades, pois convido você, ao final, elaborar numa folha sua cesta de competências, com base na atividade feita, de forma criativa e que possua significado para você. Escreva as competências que mais apareceram nas listas 1 e 2, com tamanho de letra maior, ou com cores diferentes. De forma que você consiga visualizar sua cesta completa de competências.

Depois liste, também de maneira criativa, as competências que apareceram nas listas 3 e 4, diferenciando-as conforme a frequência que apareceram. Olhe então para a sua cesta de oportunidades a desenvolver.

E o que fazer com essas informações? Fortaleça e valorize suas competências e trace um plano de ação para desenvolver suas oportunidades!