Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 06/03/2017
Um plano de carreira é uma ferramenta estratégica para o alcance de nossos objetivos profissionais. Trata-se de uma avaliação proativa, análise externa e interna, para então, se projetar no futuro. O plano de carreira engloba todas as metas e objetivos que você deseja alcançar, atrelados às ações necessárias para o alcance dos mesmos.
Infelizmente, não temos a cultura de nos planejar, somos mais reativos do que proativos, respondemos às demandas que aparecem e pouco geramos efetivamente demandas que desejamos. Certamente, mesmo sem um planejamento prévio, podemos conseguir conquistar situações satisfatórias profissionais.
Entretanto, quando realizamos um plano de carreira, a chance de vivenciarmos uma realização profissional é muito maior, pois teremos ações direcionadas aos nossos objetivos.
Um plano de carreira envolve as seguintes etapas:
Existem diferentes modelos de plano de carreira, o “melhor” ou o ideal é aquele que se adeque ao seu modo de funcionamento. Irei apresentar um modelo que considero fácil e ao mesmo tempo completo, mas sinta-se a vontade para ajustá-lo conforme sua necessidade.
+ Roda da vida: o que é e como fazer
Para as primeiras etapas do plano de carreira, que são etapas de diagnóstico atual, vamos pegar emprestado da administração a ferramenta chamada Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Liste, em cada quadrante da matriz, os aspectos relacionados ao seu momento atual de carreira:
Liste no mínimo 5 itens para cada quadrante. Essa fase é de análise atual, para lhe fornecer subsídios para a próxima etapa que é sua meta e objetivos profissionais.
O que você quer alcançar profissionalmente daqui há 10 anos? O que você quer que esteja diferente de hoje? Pense de maneira detalhada: que cargo ou função gostaria de estar exercendo; qual o retorno financeiro esperado; que atividades e responsabilidades gostaria de estar desempenhando; qual rotina de trabalho, carga horaria e etc.
Essa é sua meta. Escreva-a em uma frase que seja motivadora e que faça sentido para você. Sua meta nunca pode ser uma negativa, por exemplo: não estar trabalhando na empresa X. Sua meta é o que você quer alcançar, nesse prazo de 10 anos.
+ Como o coaching aliado à psicoterapia pode te ajudar a desenvolver sua carreira
Após traçar sua meta, liste os objetivos que você precisará alcançar para conquistar essa meta, ou seja, os objetivos são o detalhamento da meta ao longo do tempo. Então se, por exemplo, você quer alcançar em 10 anos o cargo de diretoria, que outros cargos você precisará alcançar antes disso? Coordenador? Gerencia? Liste todos os objetivos que você precisa alcançar com os respectivos prazos.
Agora, coloque essa meta e esses objetivos em uma linha do tempo. Esse modelo de plano eu nomeio como Linha da Carreira, pois permite que possamos visualizar, em uma linha, todo o plano de carreira. Trace uma linha numa folha A3 ou numa cartolina ou até mesmo no computador. Divida essa linha nos meses e anos, de março de 2017 a março de 2027. Escreva em letra maior e com cor chamativa, sua meta para março de 2027. Esse será seu “norte”. Depois, com outra cor, distribua os objetivos que você traçou, conforme os prazos estabelecidos. Olhe para essa distribuição e veja se está coerente. Caso seja necessário, altere, acrescente ou exclua algum objetivo.
Olhando para cada objetivo, responda a pergunta: o que eu preciso FAZER para alcançar esse objetivo? Que ações preciso ter? Essas respostas referem-se ao “como” você conseguirá alcançar seus objetivos. Quanto mais ações, maior a chance de você concretizar seus objetivos.
Coloque essas ações distribuídas ao longo de toda a linha. Nesse momento, você pode perceber que determinado objetivo pode ser alcançado antes do prazo ou precisa de um prazo maior. Altere o que for necessário.
Pronto, seu plano está pronto. Agora você pode “enfeitar” e colorir conforme sua criatividade, mas o mais importante é você começar as ações HOJE. Qual a primeira ação? Coloque em prática. Além disso, você não pode se esquecer de olhá-lo com frequência, para avaliar o andamento de suas ações, fazer as revisões necessárias e manter-se focado em sua meta.
Para isso, estabeleça uma estratégia para lembrá-lo de consultar seu plano com frequência, você pode fixá-lo em local visível, ou adicionar um lembrete no celular, ou outro recurso que faça mais sentido para você. Mas não o esqueça “na gaveta”.
O mais importante do plano de carreira é você. Suas ações e seu foco permanente em sua meta.
Para saber mais, assista gratuitamente o webinar que gravei sobre o assunto.