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Engajamento de equipe: quais os fatores que influenciam?

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 30/01/2017

O post de hoje é destinado a compreendermos de maneira macro os aspectos que interferem no engajamento e desempenho de uma equipe. Ter uma equipe motivada, comprometida, que de fato saiba trabalhar em equipe e que, consequentemente, gere resultados para a empresa, sempre foi e acredito que sempre será um dos principais desafios para os gestores.

Isto porque existem vários fatores que interferem nesse processo. Em primeiro lugar, estamos falando de pessoas. Cada pessoa tem suas características, sua personalidade, seu perfil comportamental, suas crenças, seus valores, suas opiniões, sua forma de agir, seu humor daquele dia… Enfim, só por se tratar de pessoas, esse fenômeno já é complexo, por conta da complexidade do ser humano.

Além disso, fatores externos e relacionais também contribuem para o engajamento da equipe. A forma com que as pessoas se relacionam, o clima e cultura da empresa e da equipe, a postura do líder, o ambiente econômico e social do país também afetam o desempenho de uma equipe.

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O líder de equipe precisa conhecer, identificar e trabalhar cada um desses fatores para conseguir alcançar os melhores resultados com a sua equipe. Vamos entender o que é equipe então. Trata-se de um grupo de pessoas, com competências que se complementam (e não as mesmas competências), que possuem objetivos em comum e que estão de fato comprometidas umas com as outras e com a empresa.

Fatores que influenciam no engajamento

Podemos citar os principais fatores que interferem no engajamento da equipe, sejam eles internos ou externos:

  • Motivação e Satisfação – dependendo do grau de satisfação e motivação dos membros da equipe, eles irão se empenhar mais ou menos em seu trabalho;
  • Personalidade, características comportamentais, valores e crenças – os aspectos individuais interferem significativamente para o resultado do todo. Como já citado, não precisamos e nem devemos ter equipes homogêneas, mas precisamos formar equipes que tenham competências complementares e que saibam, de forma madura, lidar as diferenças pessoais;
  • Comunicação e relação entre as pessoas – o nível e a forma que as pessoas se relacionam e se comunicam também é algo essencial no desempenho da equipe. Quanto mais madura for a equipe, maior a confiança entre os membros, mais abertura para se expressar e melhor será o desempenho da equipe. Equipes que não sabem ou não tem espaço para se comunicar estão fortemente fadadas a se desintegrarem. Vale ressaltar que esse contato não precisa ser necessariamente pessoal, pode acontecer, como muitas equipes de alto desempenho, de maneira virtual;
  • Clima e cultura da organização e da equipe – a cultura reflete aspectos mais estáveis, orientadores comportamentais, baseia-se nos valores daquela empresa. O clima é algo mais temporário, muda conforme fatores externos acontecem, por exemplo, se a empresa fechou um novo contrato importante, certamente o clima daquele dia ou daquela semana será melhor, em contrapartida, se precisou reduzir drasticamente seu quadro de profissionais, provavelmente naquele período o clima será de tensão e insegurança;
  • Situação social e econômica do país – esse fator está sendo fortemente percebido atualmente. Infelizmente, de forma negativa. Os aspectos macroeconômicos podem transmitir segurança ou insegurança para os profissionais, por exemplo, e esse grau de segurança reflete diretamente na forma com que ele irá desempenhar em sua atividade profissional.

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Conclusão

Estes são apenas alguns fatores, apresentados com o intuito de servirem como exemplo para facilitar a compreensão do líder. No entanto, cada equipe, cada empresa, cada negócio tem suas peculiaridades e deve ser tratado de forma personalizada.

Nesse contexto, destaca-se uma competência essencial do líder, sua capacidade de ter ao mesmo tempo uma visão do todo e uma visão detalhada. Conseguir enxergar o macro e o micro, para perceber os fatores de maneira completa e atuar de maneira personalizada em cada fator.