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O guia completo para criar um Plano de Carreira

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 21/03/2018

Quando você se imagina daqui a 5 anos, onde almeja estar? Num cargo alto da empresa onde atualmente trabalha? Coordenando uma operação fora do país? Largando tudo e abrindo um comércio na praia?

Ou você é daquele tipo de pessoa que, quando pensa 5 anos pra frente, se sente aterrorizado, perdido, sem ter ideia do que fazer? Seja qual perfil você tiver, é importante apostar num plano de carreira.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira, ou a gestão estratégica de carreira, serve como uma bússola na hora de descobrirmos o nosso caminho profissional. Ele vai te proporcionar clareza, objetivos e metas para a sua vida, de modo que você se sentirá menos perdido – se esse for o caso – e mais próximo de alcançar o lugar profissional onde almeja estar.

Normalmente, um plano de 5 a 10 anos é traçado. Isso não significa que os objetivos e desafios vão continuar os mesmos durante esse tempo, até mesmo porque estamos sempre mudando. A dica de ouro é fazer avaliações de 6 em 6 meses, revisando, ajustando e analisando os resultados nesse período. Dessa maneira você não se perde e está sempre na mesma frequência do que seus objetivos profissionais.

Um plano de carreira envolve as seguintes etapas:

  • Análise dos seus pontos fortes e fracos;
  • Análise ambiental externa;
  • Identificação de suas metas e objetivos, alinhados aos seus valores pessoais;
  • Elaboração de ações necessárias para o alcance do estado desejado;

Existem diferentes modelos de plano de carreira, o “melhor” ou o ideal é aquele que se adeque ao seu modo de funcionamento. Nesse post iremos apresentar um exemplo de plano de carreira pessoal que consideramos fácil e ao mesmo tempo completo, mas você pode ajustá-lo conforme sua necessidade.

Você sabia?

Um plano de carreira é uma ferramenta estratégica para o alcance de nossos objetivos profissionais. Trata-se de uma avaliação proativa, análise externa e interna, para então, se projetar no futuro. O plano de carreira engloba todas as metas e objetivos que você deseja alcançar, atrelados às ações necessárias para o alcance dos mesmos.

Infelizmente, não temos a cultura de nos planejar, somos mais reativos do que proativos, respondemos às demandas que aparecem e pouco geramos efetivamente demandas que desejamos. Certamente, mesmo sem um planejamento prévio, podemos conseguir conquistar situações satisfatórias profissionais.

Entretanto, quando realizamos um plano de carreira, a chance de vivenciarmos uma realização profissional é muito maior, pois teremos ações direcionadas aos nossos objetivos.

Quem pode fazer?

Todo mundo, sem restrição de idade. Como no Brasil temos que decidir qual profissão seguir, é normal após a primeira faculdade – ou até mesmo durante – querer trocar, ter dúvidas, se decepcionar, etc, por isso é até mesmo interessante traçar seu plano de carreira durante o curso.

Para pessoas que já estão no mercado há mais tempo, com 20, 30 anos de carreira, também é aconselhável, estando insatisfeitas ou não. Dessa forma, podem se tornar ainda mais bem-sucedidas.

Como criar seu plano de carreira?

Para as primeiras etapas do plano de carreira, que são etapas de diagnóstico atual, vamos pegar emprestado da administração a ferramenta chamada Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Liste, em cada quadrante da matriz, os aspectos relacionados ao seu momento atual de carreira:

  • Forças: diz respeito às suas características pessoais positivas, que facilitam seu desenvolvimento profissional. Pode ser cursos que você possui, competências técnicas e comportamentais, networking e etc.
  • Fraquezas: nesse quadrante, liste seus pontos fracos ou oportunidades de melhorias. Que características que você reconhecem que estão falhas em você? Por exemplo, precisa melhorar o inglês, ou precisa realizar um curso ou uma pós-graduação, é muito introvertido, ou outra característica.
  • Oportunidades: refere-se aos aspectos externos que favorecem seu crescimento profissional. Por exemplo, a empresa que você trabalha está crescendo, o seu ramo de atuação é uma tendência para os próximos anos, existem poucos profissionais que fazem o que você faz e etc.
  • Ameaças: são os aspectos externos que dificultam ou podem dificultar sua carreira. Por exemplo o momento econômico do país, ou a sua área de atuação que pode estar entrando “em extinção”, ou a cidade ou estado que você reside não tem um bom campo de trabalho na sua área, dentre outros.

Liste no mínimo 5 itens para cada quadrante. Essa fase é de análise atual, para lhe fornecer subsídios para a próxima etapa que é sua meta e objetivos profissionais.

Metas e objetivos

O que você quer alcançar profissionalmente daqui a 10 anos? O que você quer que esteja diferente de hoje? Pense de maneira detalhada: que cargo ou função gostaria de estar exercendo; qual o retorno financeiro esperado; que atividades e responsabilidades gostaria de estar desempenhando; qual rotina de trabalho, carga horária e etc.

Essa é sua meta. Escreva-a em uma frase que seja motivadora e que faça sentido para você. Sua meta nunca pode ser uma negativa, por exemplo: não estar trabalhando na empresa X. Sua meta é o que você quer alcançar, nesse prazo de 10 anos.

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Após traçar sua meta, liste os objetivos que você precisará alcançar para conquistar essa meta, ou seja, os objetivos são o detalhamento da meta ao longo do tempo. Então se, por exemplo, você quer alcançar em 10 anos o cargo de diretoria, que outros cargos você precisará alcançar antes disso? Coordenador? Gerência? Liste todos os objetivos que você precisa alcançar com os respectivos prazos.

Linha de carreira

Agora, coloque essa meta e esses objetivos em uma linha do tempo. Esse modelo de plano eu nomeio como Linha da Carreira, pois permite que possamos visualizar, em uma linha, todo o plano de carreira. Trace uma linha numa folha A3 ou numa cartolina ou até mesmo no computador. Divida essa linha nos meses e anos, de março de 2018 a março de 2028. Escreva em letra maior e com cor chamativa, sua meta para março de 2028. Esse será seu “norte”. Depois, com outra cor, distribua os objetivos que você traçou, conforme os prazos estabelecidos. Olhe para essa distribuição e veja se está coerente. Caso seja necessário, altere, acrescente ou exclua algum objetivo.

Olhando para cada objetivo, responda a pergunta: o que eu preciso FAZER para alcançar esse objetivo? Que ações preciso ter? Essas respostas referem-se ao “como” você conseguirá alcançar seus objetivos. Quanto mais ações, maior a chance de você concretizar seus objetivos.

Coloque essas ações distribuídas ao longo de toda a linha. Nesse momento, você pode perceber que determinado objetivo pode ser alcançado antes do prazo ou precisa de um prazo maior. Altere o que for necessário.

Estipule prazos

A melhor forma de seguir a linha da carreira de forma fluida é estipular prazos – deste modo não ficamos procrastinando e fazemos o que tem de ser feito. Se, por exemplo, para chegar ao cargo que você almeja, você precisa de um curso, um mestrado, etc, faça uma lista do que você tem que fazer para começar: poupar dinheiro, voltar aos estudos, organizar documentos, mudar-se de cidade… e determine um tempo para isso: três meses, um ano.

A cada conquista, faça um check na lista e perceba como as coisas simplesmente vão fluindo e acontecendo de forma orgânica – mas atenção! Para isso, é necessário se engajar e ir cumprindo etapa por etapa, sempre respeitando o período estipulado por você mesmo.

Invista em conhecimento

Algumas pessoas tem a mania de pensar que já é tarde demais para aprender coisas diferentes, como uma língua nova, um curso em uma área onde jamais se imaginou antes, estudar fora por um tempo… Mas é exatamente isso que faz a maioria das pessoas ficar infelizes: elas não tem sede pelo conhecimento e novas oportunidades não aparecem para quem não se movimenta.

É normal encontrarmos jovens recém saídos da faculdade e acreditando que só esse curso será suficiente para toda a vida – se você não evolui junto com o mundo, acaba sendo deixado para trás.

Portanto, invista em coisas novas! Cursos de idioma, à distância, até mesmo cursos que você sempre teve vontade mas nunca coragem, como culinária, pintura, etc. Nunca sabemos onde a próxima ideia genial surgirá, por isso é importante sempre estar em movimento, aprendendo coisas novas e também conhecendo gente nova.

Aumente seu networking

Você com certeza já ouviu a frase: “Contatos são tudo…”. E realmente. O seu networking pode ser decisivo na hora de alavancar seu patamar profissional – seja para arranjar outro emprego, em uma empresa onde você terá mais potencial, ou até mesmo para mudar completamente de área e ouvir experiências de quem faz/fez o mesmo.

Seja transparente com a empresa onde trabalha

O mais legal do plano de carreira é que você pode ter uma conversa aberta com seu gestor e mostrar sua vontade de crescer junto com a empresa – se esse for, obviamente, seu objetivo. Vocês podem traçar um plano juntos, com objetivos, metas, etc, e dessa forma o crescimento acontece para os dois lados – empresa e colaborador.

É interessante também discutir possíveis cargos, salários, benefícios e também gestão de pessoas – se você for promovido para X posição, quem seria bom o suficiente para continuar o trabalho que você deixará para trás?

Para os gestores de empresa, o plano de carreira também é muito interessante, assim conhecem todos os pontos fortes/fracos do funcionário, se é interessante apostar nele – algumas empresas até mesmo pagam cursos, ou seja, investem realmente no colaborador -, em quanto tempo ele poderá trazer mais lucro para a firma… E um modo prático de implementar isso no ambiente de trabalho é através do coaching!

Leia também: O que é Business Coaching

E se já não for mais nada disso…

O que é muito comum de acontecer é de as pessoas desistirem no meio do caminho, afirmando que o plano de carreira não funciona. Mas, se pararmos para refletir, logo descobrimos que ele não funcionou porque não foi dada a devida atenção. Os prazos não foram cumpridos, os objetivos esquecidos e o plano todo posto em uma gaveta.

O plano de carreira só não funciona quando deixamos de nos empenhar e/ou quando mudamos nossos objetivos de vida e os profissionais já não se encaixam mais.

Por isso é importante revisarmos o plano de 6 em 6 meses, jogando fora as ideias que já não nos agradam, incluindo novas possibilidades e desejos.

Conclusão

O mais importante é você começar as ações HOJE. Qual a primeira ação? Coloque em prática. Além disso, você não pode se esquecer de olhá-lo com frequência, para avaliar o andamento de suas ações, fazer as revisões necessárias e manter-se focado em sua meta.

Para isso, estabeleça uma estratégia para lembrá-lo de consultar seu plano com frequência, você pode fixá-lo em local visível, ou adicionar um lembrete no celular, ou outro recurso que faça mais sentido para você. Mas não o esqueça “na gaveta”.

O mais importante do plano de carreira é você. Suas ações e seu foco permanentes em sua meta.