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Como ser um líder de sucesso em 10 dicas

Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 27/06/2018

As características de um bom líder vão além de uma eficiente gestão de equipe. Ao contrário de simplesmente ser chefe, dando ordens e centralizando o poder, ser líder é conduzir pessoas para a realização profissional e empresarial. Por isso, exige competências específicas.

O que ajuda a melhorar a atração e a retenção de profissionais. Um dos principais desafios para o crescimento de Pequenas e Média Empresas (PMEs), de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho.

Para facilitar o seu desenvolvimento, veja dez dicas dos nossos especialistas sobre como ser um líder de sucesso.

1. Praticar a humildade todos os dias

A humildade é a principal porta de entrada para uma liderança eficiente. Isso porque reconhecer seus próprios erros e pontos fracos também é uma competência.

Um líder, por exemplo, que é capaz de pedir desculpas é aquele que demonstra atenção e preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. O que também transmite a mensagem de que busca pela ação correta sem deixar a ética e o respeito pela equipe em segundo plano.

2. Liderar pessoas pelo exemplo

Lideranças inspiradoras tendem a ajudar todo o time a crescer. Com comportamentos e condutas adequadas, além de poder de persuasão, o líder serve como espelho para colaboradores que desejam aprender. Sabe que está sendo observado, influenciando pessoas e também reconhece a importância de praticar o que ensina.

3. Assumir responsabilidades

Sempre disposto a ouvir cada integrante de sua equipe, o líder de sucesso é capaz de assumir responsabilidades mesmo em condições de incerteza. Age de modo responsável em relação aos compromissos que assume.

Tem habilidade para enfrentar problemas e nunca foge de situações desconfortáveis, pois tem inteligência emocional para lidar com elas.

4. Transmitir confiança para as pessoas ao seu redor

Ao contrário de pessoas que se autointitulam chefes e intimidam a equipe porque só são capazes de dar ordens, o bom líder traz segurança para o time. Encoraja seus colaboradores a expressarem suas opiniões sem medo, desde que pautadas no respeito. Uma atitude que contribui para a construção de um ambiente confiável e seguro para todos, onde boas ideias nunca passam despercebidas.

5. Reconhecer talentos sempre que possível

Muitas pesquisas mostram que, entre os principais motivos que levam um colaborador a pedir demissão, estão lideranças que não reconhecem bons desempenhos.

O reconhecimento profissional é apontado como o principal indicador de felicidade no ambiente de trabalho. Por isso, o líder que sabe como reconhecer esforços se destaca e sabe da importância disso para criar um ambiente estimulante e inspirador para os colaboradores.

6. Dar e receber feedback

É comum que o gestor de equipe conheça a importância de dar feedback para incentivar o crescimento das pessoas. Mas, poucos sabem que também é preciso estar aberto para recebê-los tanto de seus colaboradores como de seus superiores.

O líder que está aberto para receber feedback consegue atuar em sintonia com as necessidades de seus colaboradores e desempenhar um trabalho cada vez melhor. Vale lembrar que, assim como as pessoas da equipe, também está aprendendo.

7. Estar aberto ao diálogo

Uma boa liderança conta com habilidade de comunicação para fazer o discurso adequado e ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. Precisa entender as necessidades, limitações e os sonhos das pessoas que estão com ele.

Apreciar ideias também é uma forma de demonstrar para os colaboradores que todos têm importância para o crescimento do negócio. O que favorece o desenvolvimento da confiança.

8. Desenvolver pessoas para o crescimento mútuo

Criar planos de carreira, empoderar pessoas e lançar desafios para incentivar os colaboradores a pensarem em novas ideias e soluções contribui diretamente para que cresçam.

O líder de sucesso deve deixar todos confortáveis para que possam se desenvolver. Então, sabe como ajudar seus colaboradores a melhorarem cada vez mais para que possam alcançar sempre mais.

9. Estar atento aos sinais internos e externos

Também é competência de um líder de sucesso estar atento aos sinais internos e externos. Por isso, voltamos à importância da dica 7. Estar aberto ao diálogo e ter boa habilidade de comunicação ajuda a prevenir possíveis situações problemáticas.

10. Buscar autoconhecimento para se aperfeiçoar cada vez mais

Afinal, não é do dia para a noite que alguém pode se tornar um líder de sucesso. Para liderar pessoas com eficiência é preciso conhecer a si mesmo.

Para conquistar autoconhecimento a dica é reservar um espaço na agenda para refletir sobre os erros e acertos do dia a dia. Ao reconhecer suas habilidades e limitações o líder consegue se desenvolver e a corresponder melhor às expectativas de seus colaboradores e superiores.

Leia também: conheça os diferentes tipos de liderança

Como ser um líder de sucesso quando as dificuldades batem à porta

Liderar pessoas em momentos de crise ou de conflitos internos requer calma, autocontrole e diálogo.

Calma para não demonstrar insegurança mesmo em meio a adversidade. Autocontrole para saber gerenciar uma equipe mesmo quando os ânimos tendem a estar exaltados. E diálogo para comunicar expectativas, ouvir o que os outros têm a dizer e noticiar o que for preciso com transparência. Veja como fazer a gestão de conflitos no trabalho.

Benefícios da liderança de sucesso

A liderança de sucesso sabe como direcionar pessoas e recursos para o crescimento mútuo. Ou seja, para o desenvolvimento de si mesmo, de seus colaboradores e também da organização a qual pertencem.

Ao superar as metas estipuladas e a ao desenvolver sua equipe, aumenta a motivação de todos ao seu redor. O que resulta também no aumento de sua satisfação pessoal e também em melhorias para seu currículo.

Agora que você sabe como ser um líder de sucesso, aproveite para compartilhar este conteúdo com colegas que também gostariam de aprender sobre a arte de liderar. Ao colocar essas dicas em prática, é possível construir empresas mais felizes e a melhorar o clima organizacional.

Quer se tornar um líder? Aproveite para conhecer o programa de desenvolvimento de líderes da L. Castelo.