Publicado por: Leticia Benvenuti Castelo - 27/06/2018
As características de um bom líder vão além de uma eficiente gestão de equipe. Ao contrário de simplesmente ser chefe, dando ordens e centralizando o poder, ser líder é conduzir pessoas para a realização profissional e empresarial. Por isso, exige competências específicas.
O que ajuda a melhorar a atração e a retenção de profissionais. Um dos principais desafios para o crescimento de Pequenas e Média Empresas (PMEs), de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho.
Para facilitar o seu desenvolvimento, veja dez dicas dos nossos especialistas sobre como ser um líder de sucesso.
A humildade é a principal porta de entrada para uma liderança eficiente. Isso porque reconhecer seus próprios erros e pontos fracos também é uma competência.
Um líder, por exemplo, que é capaz de pedir desculpas é aquele que demonstra atenção e preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. O que também transmite a mensagem de que busca pela ação correta sem deixar a ética e o respeito pela equipe em segundo plano.
Lideranças inspiradoras tendem a ajudar todo o time a crescer. Com comportamentos e condutas adequadas, além de poder de persuasão, o líder serve como espelho para colaboradores que desejam aprender. Sabe que está sendo observado, influenciando pessoas e também reconhece a importância de praticar o que ensina.
Sempre disposto a ouvir cada integrante de sua equipe, o líder de sucesso é capaz de assumir responsabilidades mesmo em condições de incerteza. Age de modo responsável em relação aos compromissos que assume.
Tem habilidade para enfrentar problemas e nunca foge de situações desconfortáveis, pois tem inteligência emocional para lidar com elas.
Ao contrário de pessoas que se autointitulam chefes e intimidam a equipe porque só são capazes de dar ordens, o bom líder traz segurança para o time. Encoraja seus colaboradores a expressarem suas opiniões sem medo, desde que pautadas no respeito. Uma atitude que contribui para a construção de um ambiente confiável e seguro para todos, onde boas ideias nunca passam despercebidas.
Muitas pesquisas mostram que, entre os principais motivos que levam um colaborador a pedir demissão, estão lideranças que não reconhecem bons desempenhos.
O reconhecimento profissional é apontado como o principal indicador de felicidade no ambiente de trabalho. Por isso, o líder que sabe como reconhecer esforços se destaca e sabe da importância disso para criar um ambiente estimulante e inspirador para os colaboradores.
É comum que o gestor de equipe conheça a importância de dar feedback para incentivar o crescimento das pessoas. Mas, poucos sabem que também é preciso estar aberto para recebê-los tanto de seus colaboradores como de seus superiores.
O líder que está aberto para receber feedback consegue atuar em sintonia com as necessidades de seus colaboradores e desempenhar um trabalho cada vez melhor. Vale lembrar que, assim como as pessoas da equipe, também está aprendendo.
Uma boa liderança conta com habilidade de comunicação para fazer o discurso adequado e ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. Precisa entender as necessidades, limitações e os sonhos das pessoas que estão com ele.
Apreciar ideias também é uma forma de demonstrar para os colaboradores que todos têm importância para o crescimento do negócio. O que favorece o desenvolvimento da confiança.
Criar planos de carreira, empoderar pessoas e lançar desafios para incentivar os colaboradores a pensarem em novas ideias e soluções contribui diretamente para que cresçam.
O líder de sucesso deve deixar todos confortáveis para que possam se desenvolver. Então, sabe como ajudar seus colaboradores a melhorarem cada vez mais para que possam alcançar sempre mais.
Também é competência de um líder de sucesso estar atento aos sinais internos e externos. Por isso, voltamos à importância da dica 7. Estar aberto ao diálogo e ter boa habilidade de comunicação ajuda a prevenir possíveis situações problemáticas.
Afinal, não é do dia para a noite que alguém pode se tornar um líder de sucesso. Para liderar pessoas com eficiência é preciso conhecer a si mesmo.
Para conquistar autoconhecimento a dica é reservar um espaço na agenda para refletir sobre os erros e acertos do dia a dia. Ao reconhecer suas habilidades e limitações o líder consegue se desenvolver e a corresponder melhor às expectativas de seus colaboradores e superiores.
Leia também: conheça os diferentes tipos de liderança
Liderar pessoas em momentos de crise ou de conflitos internos requer calma, autocontrole e diálogo.
Calma para não demonstrar insegurança mesmo em meio a adversidade. Autocontrole para saber gerenciar uma equipe mesmo quando os ânimos tendem a estar exaltados. E diálogo para comunicar expectativas, ouvir o que os outros têm a dizer e noticiar o que for preciso com transparência. Veja como fazer a gestão de conflitos no trabalho.
A liderança de sucesso sabe como direcionar pessoas e recursos para o crescimento mútuo. Ou seja, para o desenvolvimento de si mesmo, de seus colaboradores e também da organização a qual pertencem.
Ao superar as metas estipuladas e a ao desenvolver sua equipe, aumenta a motivação de todos ao seu redor. O que resulta também no aumento de sua satisfação pessoal e também em melhorias para seu currículo.
Agora que você sabe como ser um líder de sucesso, aproveite para compartilhar este conteúdo com colegas que também gostariam de aprender sobre a arte de liderar. Ao colocar essas dicas em prática, é possível construir empresas mais felizes e a melhorar o clima organizacional.
Quer se tornar um líder? Aproveite para conhecer o programa de desenvolvimento de líderes da L. Castelo.